Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada

Autores

  • Rodrigo Smaha Lopes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel (Doutorando) e campus de Toledo (Professor Colaborador)
  • Jaqueline Laís Salles Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon
  • Nelza Maura Pallu Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v11i2.4123

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Língua Inglesa, Multiletramento.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre os métodos/as abordagens de ensino em idiomas - mais especificamente em língua inglesa, em face de seu prestígio no mundo globalizado - analisando se os mesmos possibilitam uma prática pedagógica voltada ao multiletramento, contribuindo, assim, para a formação de um aluno com consciência ético-crítica e para uma prática docente mais reflexiva e participativa. Atualmente, o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira se depara com uma significativa lacuna entre os objetivos do professor para com a matéria, e as expectativas dos alunos para com a língua. O professor de inglês, nesse ínterim, precisa estar apto a lidar com os avanços tecnológicos, úteis ao ensino-aprendizagem, e com os novos perfis de discentes que estão chegando às instituições de ensino. Espera-se, com este trabalho, que os educadores que atuam no campo da língua inglesa, reflitam sobre suas posturas em sala de aula e busquem uma formação continuada, em prol de um ensino condizente com a realidade vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Smaha Lopes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel (Doutorando) e campus de Toledo (Professor Colaborador)

Doutorando em Letras pela Unioeste, campus de Cascavel. Docente na Graduação em Secretariado Executivo na Unioeste, campus de Toledo.

Jaqueline Laís Salles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon

Nelza Maura Pallu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon

Professora Doutora em Letras (Língua e Literatura Inglesa) da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória – CNPq.

Downloads

Publicado

2018-04-08

Como Citar

LOPES, R. S.; SALLES, J. L.; PALLU, N. M. Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 196–208, 2018. DOI: 10.35499/tl.v11i2.4123. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS