A argumentação na publicidade para o enaltecimento da mulher negra

uma análise da campanha Novo Natura Luna Ousadia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21205

Resumo

A publicidade reflete valores na sociedade, sendo um objeto de análise que revela embates simbólicos que circundam os sujeitos. Por isso, este estudo teve como objetivo identificar a argumentação utilizada pela Natura para o enaltecimento da mulher negra na campanha publicitária Novo Natura Luna Ousadia. Utilizou-se como categoria teórico-metodológica os princípios do modo de organização argumentativo. Como resultados, identificou-se a presença de todos os domínios de avaliação deste modo. Ademais, a Natura insere na campanha a ousadia, temática frequente na publicidade contemporânea. Foram encontrados a autodefinição, a autoavaliação e a cultura das mulheres afro-americanas, elementos importantes para a emancipação das mulheres negras. Outrossim, há um questionamento ao sujeito destinatário, indicando uma visada de incitação a fazer. Por fim, sugere-se uma investigação argumentativa para a representação de mulheres negras e brancas em uma mesma campanha para verificar se há diferenças nas estratégias de argumentação para cada grupo.

 

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Biografia do Autor

Suéllen Stéfani Felício Lourenço, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Letras, linha de pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso, UFV, 2022. Bolsista CAPES (2020-2022). Membro do Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (2022-2023). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue, UFV, 2019. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso (linha francesa), tendo como base a Teoria Semiolinguística, criada por Patrick Charaudeau. As pesquisas realizadas concernem à representação social da pessoa negra, sobretudo da mulher negra, na mídia, no discurso publicitário, no discurso fílmico, dentre outros, sendo adotadas categorias teórico-metodológicas específicas para estudos da imagem em movimento.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

STÉFANI FELÍCIO LOURENÇO, S. A argumentação na publicidade para o enaltecimento da mulher negra: uma análise da campanha Novo Natura Luna Ousadia. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 271–291, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21205. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21205. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS