Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana

Auteurs-es

  • Mayara Rodrigues Braga UFC / SEC-CE
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade UFC / SEC-CE
  • Dannytza Serra Gomes UFC

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8616

Mots-clés :

Letras, Games, Ensino de leitura

Résumé

Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.

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Publié-e

2020-07-15

Comment citer

BRAGA, M. R.; ANDRADE, F. R. da S.; GOMES, D. S. Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 107–122, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8616. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS