Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8605

Palavras-chave:

Literatura digital, Ensino de literatura, Booktubers

Resumo

Este artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB). Desenvolve pesquisa em Práticas de Leitura e Formação de Professores, com ênfase nas seguintes temáticas: hiperleituras, comportamentos leitores em ambientes virtuais, produção e recepção literária nas redes sociais, docência e Tecnologias DIgitais da Informação e Comunicação (TDICs). Acumula experiência enquanto Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino e Professor. Atualmente é professor substituto na (UNEB) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e Coordenador do Programa Universidade Para Todos (UPT). Integrante do grupo de pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR)

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

SUBRINHO, A. U. da C.; SOUSA, D. D. de C. Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 139–151, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8605. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS