Translinguismos e a visão heteroglóssica de linguagem em práticas comunicativas no Facebook

Auteurs-es

  • Diogo Oliveira do Espírito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8594

Mots-clés :

Heteroglossia, Translinguismo, Tranglossia, Facebook

Résumé

Neste artigo, serão exploradas as contribuições da perspectiva heteroglóssica bakhtiana atrelada à noção de translinguismo, como alternativas para o estudo de práticas de linguagem em que sujeitos mobilizam variados recursos linguístico-semióticos no Facebook. Para isso, dados gerados de uma pesquisa de doutorado serão discutidos com base nos princípios da abordagem netnográfica e nos pressupostos do paradigma transglóssico. Com essa discussão, espera-se dar atenção à percepção de que as maneiras através das quais o uso de formas linguísticas, seja dentro ou além do que tipicamente chamamos de “línguas”, está relacionado a posições identitárias e ideológicas específicas, demandando, assim, novas perspectivas de estudo sobre a linguagem online que acentuem seu caráter fluido, híbrido e multifacetado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Diogo Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor assistente de língua inglesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Mestre e doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLINC/UFBA). Líder do grupo de pesquisa em estudos de língua inglesa do centro de formação de professores da UFRB (GPELI/CNPq).

Téléchargements

Publié-e

2020-07-15

Comment citer

OLIVEIRA DO ESPÍRITO SANTO, D. Translinguismos e a visão heteroglóssica de linguagem em práticas comunicativas no Facebook. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 91–106, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8594. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8594. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS