Sobre sincretismo e pureza. Uma perspectiva do candomblé angola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8249

Mots-clés :

Pureza, Sincretismo, Candomblé, Angola, Bahia

Résumé

Este artigo é uma reflexão de um intelectual negro, mas também a reflexão de um negro intelectual, iniciado em um candomblé angola sobre as questões da pureza e do sincretismo no âmbito do candomblé baiano. Desta forma, pretende-se convocar a atenção para uma perspectiva de compreensão e de prática do candomblé e do pensamento acadêmico quando se é de dentro estando fora ou quando se é de fora estando dentro. A discussão proposta tem como referência alguns autores e obras clássicos assim como outros contemporâneos. Do mesmo modo, considera a experiência do próprio autor como iniciado no candomblé de nação Angolão Paquetan Malembá.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ari Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2003). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural e líder do Grupo de Pesquisa Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA) da UNEB. Realizou Estágio Pós-Doutoral entre julho de 2018 a julho 2019 na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) vinculado ao Laboratório Institut des Mondes Africains (IMAF). Atua na área da Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, com ênfase nos seguintes temas: culturas afro-brasileiras, relações étnico-raciais, patrimônio imaterial. Autor do livro Uma crítica cultural sobre o pagode baiano. Música que se ouve, se dança e se observa pela Editora Pinaúna (2016) e do livro O que fazer com o cabelo de Marly? Estudos sobre música e relações raciais pela editora EDUNEB (2017). Possui também diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre as temáticas mencionadas acima.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-15

Comment citer

LIMA, A. Sobre sincretismo e pureza. Uma perspectiva do candomblé angola. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 8–19, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8249. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8249. Acesso em: 6 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS