Uma proposta pedagógico-variacionista para trabalhar a transposição do apagamento do /r/ da fala para a escrita com alunos da EJA

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DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v13i3.7729

Résumé

Este estudo visa propor atividades pedagógicas que auxiliem os professores de Língua Portuguesa a trabalharem o não registro da consoante –R em coda silábica, com alunos da EJA. Busca-se, também, identificar os contextos linguísticos e extralinguísticos que possam favorecer a ocorrência desse processo linguístico. Com base nos pressupostos das Sociolinguísticas Variacionista (LABOV, 1972) e Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), analisou-se dados orais e escritos obtidos, respectivamente, através do projeto ALiB e de textos escritos de alunos de Belém do Pará. O não registro de –R em coda silábica externa é uma transposição do apagamento dessa consoante na fala da comunidade investigada. Após as atividades propostas, o uso da variante foi significativamente menor nas produções analisadas.

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Publié-e

2019-12-10

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MACIEL, S. C. L.; KAILER, D. A. Uma proposta pedagógico-variacionista para trabalhar a transposição do apagamento do /r/ da fala para a escrita com alunos da EJA. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 92–111, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i3.7729. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7729. Acesso em: 23 déc. 2024.

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Rubrique

ARTIGOS