Preconceito linguístico em sala de aula

reflexões sobre a percepção dos alunos e impactos da abordagem pedagógica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21609

Résumé

O presente estudo teve como objetivo principal compreender os principais fatores que contribuem para a continuidade/persistência do preconceito linguístico nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola da Rede Pública do município de Imperatriz/MA. De modo a melhor embasar nossa investigação, recorremos aos estudos sociolinguísticos de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005) e Possenti (1996), bem como aos estudos do letramento de Soares (2017). Nossa abordagem metodológica é predominantemente qualitativa, conforme recomendado por Gil (2002) e Goldenberg (2013). Realizamos observações em campo, com nuances etnográficas, bem como aplicamos questionários ao alunos público-alvo. Finalizamos a construção dos nossos dados por meio de rodas de conversas. Garantimos o cumprimento dos aspectos éticos de pesquisas com seres humanos, conforme recomendado o pela Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, bem como de outras resoluções complementares. Os principais resultados demonstram que o preconceito linguístico persiste devido ao desconhecimento do fenômeno da variação linguística e ao exercício de práticas pedagógicas tecnicistas. Há, também, forte influências familiares que rejeitam abordagens mais reflexivas. Além disso, a postura punitiva do(a) docente legitima a reprodução do preconceito pelos alunos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Dângila Nielly Lima Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa (2024) pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. 

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Publié-e

2024-12-31

Comment citer

SANTANA, D. N. L.; CARVALHO, D. P. B. de. Preconceito linguístico em sala de aula: reflexões sobre a percepção dos alunos e impactos da abordagem pedagógica. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 382–400, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21609. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21609. Acesso em: 21 janv. 2025.

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