O ensino de inglês no pós-método: as contribuições dos objetos digitais

Autores

  • Rodrigo Camargo Aragão UESC
  • Michele Santos UESC

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v9i2.1840

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar as contribuições da inserção dos objetos digitais para o ensino de inglês.  Trata-se de um estudo bibliográfico pautado nos objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006; 2014) e nos Recursos educacionais abertos (STAROMBINAS, 2012) e objetiva responder teoricamente os seguintes questionamentos: A utilização dos objetos digitais é consoante à proposta dos documentos oficiais? Quais as contribuições dos objetos digitais para o ensino de inglês no pós-método? Os estudos encontrados apontam que os Recursos educacionais abertos surgiram como alternativa para superar as limitações dos objetos de aprendizagem, promovendo ações condizentes ao período do pós-método e práticas propícias para contemporaneidade como a produção do conhecimento em rede e a descentralização do conhecimento.

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Biografia do Autor

Rodrigo Camargo Aragão, UESC

Doutor em Linguística (UFMG/2007) - linguagem, cognição e cultura - com estágio na Universidade de Sevilha. Pós-doutorando em Linguística Aplicada na UFMG. Professor no Programa de Pós-Graduação em Letras, no PROFLETRAS e na Licenciatura em Letras da UESC onde lidera o grupo de Pesquisa FORTE (CNPq/UESC). Atua na Linguística Aplicada nas linhas: ensino/aprendizagem de línguas; linguagem e tecnologias. Desenvolve pesquisas com foco na formação de professores, no papel da emoções em experiências de ensino/aprendizagem e no impacto dos multiletramentos e tecnologias digitais no ensino de línguas. Coordenou a implantação do curso de Letras EaD da UESC (2008-2011), do projeto de Geração de Tecnologia Educacional da FAPESB (2008-2011) e do Projeto Capoeira Angola na Escola (2009-2011). Foi avaliador do PNLD/Inglês (2010) e Diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Anísio Teixeira (2011-2013), onde coordenou estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa e qualificação de recursos humanos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Atualmente, coordena o GT de Linguagens e Tecnologias da ANPOLL para o biênio 2014-2016.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

ARAGÃO, R. C.; SANTOS, M. O ensino de inglês no pós-método: as contribuições dos objetos digitais. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 38–49, 2016. DOI: 10.35499/tl.v9i2.1840. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1840. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EXPEDIENTE