TV INES como acontecimento discursivo

memória e resistência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17770

Mots-clés :

Análise de Discurso, Acontecimento discursivo, TV INES, Sujeitos surdos

Résumé

A TV foi uma web TV criada para promover a acessibilidade linguística para sujeitos surdos. Essa possuía uma programação bilíngue em Libras e Língua Portuguesa. Neste contexto, este artigo tem como objetivo discutir a TV INES como um acontecimento discursivo. Para isso, tomamos como pressupostos teóricos e metodológicos a Análise de Discurso Materialista, teorizada por Pêcheux, na França, e por Orlandi, no Brasil. As análises desta pesquisa nos permitem dizer que a TV INES atualiza uma memória discursiva sobre os sujeitos surdos, fato que é possível por meio dos movimentos de resistência, os quais produzem deslocamentos nos sentidos produzidos sobre esses sujeitos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Matheus Batista Barboza Coimbra, IFSULDEMINAS (Campus Poços de Caldas)

Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia na linha de Estudos Linguísticos. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto e graduação em Letras/Português pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é professor efetivo de Libras e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas.

Élcio Aloisio Fragoso, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui Graduação em Letras (1993) e Pedagogia (2009), especialização em Língua Portuguesa (1995), Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019). Professor Adjunto pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. É docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML/UNIR).

Références

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação: aproximações. In: BUCCI, Eugenio (org). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinqüentenário. Editora Fundação Perseu Abrano. São Paulo, 2000.

COSTA, Juliana Pellegrinelli Barbosa. A educação do surdo ontem e hoje, posição sujeito e identidade. Campinas, SP. Editora Mercado de Letras, 2010.

FRAGOSO, Élcio A. A noção de acontecimento discursivo. Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4127. Acesso em: 16 maio 2022.

GESSER, A. LIBRAS: Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

HENRY, Paul. A história não existe? In: ORLANDI, Eni Puccinelli (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 2.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003, p. 29-55.

INDURSKY, Freda. Lula lá: estrutura e acontecimento. Organon, v. 17, n. 35, 2003.

LOPES, Vera de Oliveira Nusdeo. A Lei da Selva. In: BUCCI, Eugenio (org). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinqüentenário. Editora Fundação Perseu Abrano. São Paulo, 2000.

MALDIDIER, D. A inquietude do discurso: (Re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.

MARIANI, Bethania. Discurso e instituição: a imprensa. RUA, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 47–62, 1999. DOI: 10.20396/rua.v5i1.8640651. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640651 . Acesso em: 10 set. 2021.

MARIANI, Bethania et al. Entre-línguas brasileiras: Libras na política de divulgação do conhecimento. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 3, p. 530-553, jul.-set. 2021.

MARIANI, Bethania. Discursos de resistência e testemunhos. GRIGOLETTO, E. NARDI, D. e DELA-SILVA, S. Discursos da resistência: literatura, cultura, política. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p. 16-31.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 8ª ed. São Paulo: Pontes, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. 2.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.

ROCHA, Solange. INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos – Revista Espaço. Edição Comemorativa 140 anos. Belo Horizonte. Editora Líttera, 1997. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1411/1235. Acesso em: 02 nov. 2021.

ROCHA, Solange Maria. O INES e a educação do surdo no Brasil. v. 1. 2. ed. Rio de Janeiro: INES, 2008.

SILVA, Yéssica Lopes da. TV INES: O protagonismo surdo na produção de conteúdo audiovisual que promove informação, cultura e língua. Mestrado em Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-14 — Mis(e) à jour 2023-12-16

Versions

Comment citer

COIMBRA, M. B. B.; FRAGOSO, Élcio A. TV INES como acontecimento discursivo: memória e resistência. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 305–315, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17770. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17770. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS