Cidade literaturalizada
a obra de Jorge Amado como ferramenta do marketing urbano de Salvador
DOI :
https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.17153Mots-clés :
Literatura, Jorge Amado, Salvador, Turismo, Marketing urbanoRésumé
O presente artigo é parte de nossa tese de doutorado na qual temos o objetivo de sopesar como os agentes públicos e privados se apropriaram das imagens da cidade de Salvador criadas pelo autor Jorge Amado e as ressignificaram, por meio do marketing urbano para dar um apoio institucional ao turismo. Nesse trabalho apontamos que é possível pensar a literatura como instrumento para se obter vantagens na concorrência intercidades, já que a utilização das ferramentas de marketing, importadas do universo empresarial privado, ganharam espaços nas administrações públicas.
Téléchargements
Références
AMADO, Jorge. Bahia de todos os Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BARBERENA, Ricardo Araújo. A cidade desejada e sublimada por Jorge Amado: os lugares imaginados em Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador. Est. lit. bras. contemp., Brasília, n. 42, p. 103-111, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/jXgFq5LcVHttqJw9wdyDw4r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2022.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. Culturas híbridas, poderes oblíquos. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cdrom/garcia/garcia.pdf. Acesso em: 29 jun. 2021.
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
CARELLI, Fabiana. Casa com rio atrás: Jorge Amado em África. In: CHAVES, Vania Pinheiro; MONTEIRO, Patrícia (Orgs.). 100 Anos de Jorge Amado: o escritor, Portugal e o neorrealismo. Lisboa: CLEPUL, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28697/1/100%20anos%20de%20Jorge%20Amado.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
CRAVEIRO, Maria José. “Vamos ao fogão” sonhar com cheiro, gosto e fartura. Os assuntos da cozinha na obra de Jorge Amado. In: CHAVES, Vania Pinheiro; MONTEIRO, Patrícia (Orgs.). 100 ANOS DE JORGE AMADO O ESCRITOR, PORTUGAL E O NEORREALISMO. Lisboa: CLEPUL, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28697/1/100%20anos%20de%20Jorge%20Amado.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
DUARTE, Fábio; CZAJKOWSKI JÚNIOR, Sérgio. Cidade à venda: reflexões éticas sobre o marketing urbano. RAP, n. 41, v. 2, p. 273-82, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/fKJNnbwr8sXN9mQ3pwXTs8d/?lang=pt#:~:text=A%20partir%20de%20uma%20exposi%C3%A7%C3%A3o,melhoria%20de%20sua%20imagem%20internamente%2C. Acesso em: 06 set. 2022.
ESPOSITO, Daniella Felipe. Intervenções no Bairro do Recife sob a lógica do City Marketing: o caso do Projeto Porto Novo. Recife, 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Desenvolvimento Urbano, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29603/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniella%20Felipe%20Esposito.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FEITOSA, Allan Rafael Veiga. Atopia Consumível do patrimônio mundial: Sintra como lugar de consumo cultural. 2018. 503f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
FORTUNA, Carlos. Cidade, Cultura e Globalização: Ensaio de Sociologia. Oeiras: Celta, 1997.
GUERREIRO, Goli Sales. A cidade imaginada – Salvador sob o olhar do turismo. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, ano 6, n. 11, p. 06-22, jan./jun., 2005. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/192/200. Acesso em: 10 nov. 2020.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. (Coleção Geografia e Adjacências). Disponível em: https://www.athuar.uema.br/wp-content/uploads/2018/01/harvey-producao-capitalista-espaco.pdf. Acesso em: 15 de set. de 2022.
HARVEY, David. O Pós-modernismo na cidade: arquitetura e projeto urbano. In: HARVEY, David. A Condição Pós-moderna. São Paulo, Ed. Loyola, 1994.
LACERDA, Carlos César de Oliveira; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Se essa rua fosse minha eu mandava ladrilhar: conflitos sociais no organizar do espaço urbano e a luta pela significação entre discursos e [r]existência. Revista Organizações & Sociedade, v. 27, n. 95, p. 787-819, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/osoc/v27n95/1984-9230-osoc-27-95-787.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
LEITE, Rogerio Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas: Editora UNICAMP; Aracaju: Editora UFS, 2007.
LEITE, Rogerio Proença. A Inversão do Cotidiano: Práticas Sociais e Rupturas na Vida Urbana Contemporânea. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 53, n. 3, p. 737-756, 2010a. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/190856934.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.
LEITE, Rogerio Proença. A Exaustão das cidades Antienobrecimento e intervenções urbanas em cidades brasileiras e portuguesas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 72, p. 73–88, fev., 2010b. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v25n72/v25n72a06.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
LUANA, Nikesara; TRENTINI, Rafaela de Sousa. As fronteiras imaginárias na obra capitães da areia de Jorge Amado. Revista Vernáculo, n. 23 e 24, 2009, p. 08-19. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/download/20857/13869#:~:text=Ao%20longo%20da%20obra%20nota,mesmo%20os%20moradores%20de%20rua. Acesso em: 08 de mar. 2022
MARQUESINI JUNIOR, Atilia. O modelo estratégico urbano de “city marketing” e suas escalas de atuação. Espaço em Revista, vol. 12, n. 2, p. 84-101, jul./dez., 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/16858. Acesso em: 24 dez. 2020.
NAJAR, Alberto Lopes; MARQUES, Eduardo César. A sociologia urbana, os modelos de análise da metrópole e a saúde coletiva: uma contribuição para o caso brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 8, n. 3, p. 703-712, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HzM7cHn8qh3nMd6GQDVnZvC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.
PEIXOTO, Paulo. Requalificação urbana. In: FORTUNA, Carlos; LEITE, Rogério Proença (Org.). Plural de cidade: novos léxicos urbanos. Coimbra: Almedina, 2009. p. 41-52.
PEREIRA, Valnei. Planejamento urbano e turismo cultural em Belo Horizonte, Brasil: especificação da cultura e produção social de imagens urbanas. Perspectivas do Turismo Cultural II - A gestão do turismo e seus problemas a partir de visões sociais. Disponível em: https://www.equiponaya.com.ar/turismo_cultural/congreso2003/ponencias/Valnei_Pereira.htm. Acesso em: 08 set. 2022.
PINHO, Osmundo de Araujo. "A BAHIA NO FUNDAMENTAL": Notas para uma Interpretação Do Discurso Ideológico Da Baianidade. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 13, n. 36, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000100007. Acesso em: 20 abr. 2021.
RUBINO, Silvana. “Gentrification”: notas sobre um conceito incômodo. In: SCHICCHI, M. C. S.; BENFATTI, D. (Orgs.). Urbanismo: dossiê São Paulo – Rio de Janeiro. Campinas: PUCCAMP/PROURB, 2003.
SÁ, Natalia Coimbra de. A Baianidade como Produto Turístico: uma análise da ação dos Órgãos Oficiais de Turismo na Bahia. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB, Anais [...], 2006. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/92399080869184472634297283087001774214.pdf. Acesso em: 03 out. de 2022.
SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades na virada de século: agentes, estratégias e escalas de ação política. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 16, p. 31-49, jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/63CscvjkSmfXqPbKtttkDfn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.
SMITH, Neil. Contornos de uma política espacializada: veículos dos sem-tetos e produção de escala geográfica. In: ARANTES, Antonio (Org.). O Espaço da Diferença. Campinas: Papirus, 2000.
SOUZA, Mário César de. A “Luta por reconhecimento” no facebook: a comunicação social nas redes sociais, uma interpretação sociológica. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder. In: ARANTRES, Antonio A. (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.