Vestígios de pré-cinema em Lobo da Costa

Auteurs-es

  • Ivonete Pinto Centro de Artes/Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v0i4.171

Mots-clés :

Pré-Cinema, Literatura, Decupagem, Lobo da Costa, Paul Leglise,

Résumé

O presente artigo procura uma vertente de pré-cinema no texto do poeta e romancista pelotense Lobo da Costa (1853-1888), buscando compreender num primeiro momento a própria anatomia do olhar, para em seguida analisar o contexto da época através de uma breve biografia do autor. O reconhecimento dos traços da linguagem cinematográfica surgem por meio de uma “decupagem literária”. Para tanto, o corpus eleito é o poema Aquele Ranchinho e o método aplicado tem como base o trabalho de Paul Leglise (Une Oeuvre de Pré-Cinéma, 1958) em relação à Eneida, de Virgílio (19 a.C). Tal método, ao desconstruir o poema, mostrou-se adequado ao objetivo de encontrar imagens em meio às palavras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ivonete Pinto, Centro de Artes/Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Centro de Artes/Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Téléchargements

Publié-e

2012-12-05

Comment citer

PINTO, I. Vestígios de pré-cinema em Lobo da Costa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 4, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i4.171. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/171. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO TEMÁTICA