Discurso político
Uma análise de marcas da subjetividade em Tweets do presidente Jair Bolsonaro
DOI :
https://doi.org/10.35499/tl.v15i1.11406Résumé
Este artigo teve por objetivo analisar mensagens do presidente Jair Bolsonaro postadas no Twitter, apontando os diversos discursos e ideologias que perpassam esses discursos, além de mostrar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) possibilitaram novas formas de transmitir os discursos da classe política tomando as redes sociais, principalmente o Twitter, como um gênero discursivo com poder de alcance e disseminação instantânea do discurso. O trabalho foi embasado nas teorias de Freud (2012), Lacan (1992, 2009) para tratar da subjetividade enquanto psique; Benveniste (1989, 1998), no que diz respeito à subjetividade na linguagem; Paveau (2013), Santos (2011), Silva (2018) sobre o uso das TICs; Mussalim (2001) e Bakhtin (2003) para tratar sobre discurso e gêneros discursivos. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica atrelada à abordagem qualitativa de análise de conteúdo. E o corpus deste trabalho é composto de dois textos montados a partir de prints de mensagens postadas no Twitter. Após as análises, concluiu-se que o Twitter como gênero discursivo proporciona aos sujeitos uma forma eficiente de disseminar seus discursos, onde fica claro diversas marcas de subjetividade nos textos postados, sendo elas de cunho linguístico ou apresentadas por meio das ferramentas tecnodiscursivas disponíveis no Twitter.
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Références
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