A mulher nos ensaios de Ernesto Sabato

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DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v15i1.11079

Résumé

A escrita de ensaios é vista como um processo de criação artística capaz de, mesmo que não seja seu fim exclusivo, interpretar as realidades sociopolíticas e econômicas. Na América hispânica, importantes escritores se dedicaram a esse gênero, entre eles o argentino Ernesto Sabato (1911-2011). Seus ensaios apresentam uma visão particular sobre diferentes assuntos, desde fatos relacionados à literatura até aqueles que são um reflexo da sua forma de ver o mundo. Entre os temas que aparecem de maneira recorrente está a sua aversão a tudo que esteja ligado ao pensamento científico. Como sua visão negativa da ciência influencia até mesmo questões relacionadas ao comportamento de homens e mulheres, neste artigo foram analisadas as possíveis razões por trás da insistência de Sabato em afirmar que as mulheres não conseguem compreender as leis científicas, não têm interesse pela abstração e, portanto, não têm aptidão para serem filósofas ou matemáticas. Para fundamentar essa análise utilizaram-se como referência diversos ensaios escritos por Sabato, dando-se especial atenção a Heterodoxia (1953).

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Biographie de l'auteur-e

Margarete Hülsendeger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS)

Mestra em Teoria da Literatura (PUCRS)

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)

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Publié-e

2021-07-01

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HÜLSENDEGER, M. A mulher nos ensaios de Ernesto Sabato. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 83–94, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i1.11079. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11079. Acesso em: 24 nov. 2024.

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