O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem

Autores/as

  • Andréa Jane da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v8i01.791

Palabras clave:

Formação Docente, Ensino de Português, Concepção de Linguagem.

Resumen

 Este estudo faz parte de um trabalho mais amplo, que visa compreender como se constitui a identidade do professor de Português nos vários discursos: documentos oficiais, advindos dos pesquisadores e dos envolvidos com a formação (professores formadores e alunos). Os discursos produzidos pela comunidade científica também concorrem para a construção da identidade desse profissional. O objetivo deste artigo é o de discutir sobre a problemática que cerca o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil, pois acreditamos ser fundamental para melhor entendermos os contextos formativos. Ademais, apresentamos um quadro teórico sobre nossa compreensão de linguagem, a fim de refletir melhor sobre o panorama apresentado acerca do ensino de língua materna. Assim, situamos o conceito de linguagem em Bakhtin (2003). Relacionamos ainda a compreensão de Bakhtin com o ensino de Língua Portuguesa: que conceitos de Bakhtin poderiam contribuir para formar leitores e escritores?

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Jane da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (1998), mestrado em Estudos da Linguagem (2001) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Endereço eletrônico: ajanesilva@hotmail.com.

Publicado

2014-07-30

Cómo citar

DA SILVA, A. J. O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 24–42, 2014. DOI: 10.35499/tl.v8i01.791. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/791. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

SEÇÃO LIVRE