Desnudando um corpo perturbador: a “bipedia compulsória” e o fetiche pela deficiência na Dança

Autores/as

  • Carlos Eduardo Oliveira do Carmo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7422

Palabras clave:

Bipedia compulsória, Deficiência, Dança.

Resumen

Este artigo apresenta a “bipedia compulsória”, conceito em desenvolvimento pelo autor, como uma estrutura social, política, econômica e cultural que determina padrões excludentes pautados na normatividade do corpo, subjugando e inferiorizando as potencialidades da pessoa com deficiência, tomadas por incapazes e inaptas. Estabelece diálogos com autores da Teoria Crip, que compreende a deficiência em seus aspectos históricos e culturais, em contraposição ao modelo social. Observa o fenômeno da “bipedia compulsória” pelo viés da Dança, trazendo uma análise dos espetáculos “Striptease-Bicho” e “O Corpo Perturbador”, que abordam o devoteísmo – fetiche pela deficiência – associando-o a determinados comportamentos hierárquicos recorrentes na Dança e nas relações sociais estabelecidas com as pessoas com deficiência. Entende tais relações pautadas pelo pensamento abissal (SANTOS, 2010), que determina diferenciações entre corpos  aptos ou não para dançar.

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Publicado

2019-12-26

Cómo citar

CARMO, C. E. O. do. Desnudando um corpo perturbador: a “bipedia compulsória” e o fetiche pela deficiência na Dança. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 75–89, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7422. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7422. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO