A casa como espaço de leitura e as maneiras de ler: desvelando as preferências de universitários de Letras e de Pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7081

Resumen

Este artigo visa a descrever e analisar os espaços e maneiras de ler, especialmente, os que se referem ao ato de ler no espaço da casa e as disposições físicas de leitura em ambientes privados dos estudantes ingressantes nas licenciaturas de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, resultado final de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Passo Fundo, de 2015 a 2019, que, por sua vez, foi um desdobramento de um Procad – Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional cujas universidades integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados obtidos mostraram que a leitura, quando realizada no interior da casa, permite ao leitor tomar determinadas liberdades com os textos no que se refere às disposições físicas, mas também evidenciaram que algumas maneiras de ler oriundas do Antigo Regime ainda são praticadas pelos respondentes da pesquisa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deisi Luzia Zanatta, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Professora Tutora On-line da Católica de Santa Catarina - Centro Universitário Católico, de Jaraguá do Sul.

Publicado

2019-12-26

Cómo citar

ZANATTA, D. L. A casa como espaço de leitura e as maneiras de ler: desvelando as preferências de universitários de Letras e de Pedagogia. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 118–136, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7081. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7081. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS