Entre a ordem e o caos, A farofa das Ides, de Embla Rhodes

Autores/as

  • José Luiz Foureaux de Souza Júnior Universidade Federal de Ouro Preto
  • Maria das Dôres Lara Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/CESJF

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i7.590

Palabras clave:

Narrativa, Romance, Personagem, Realidade, Ironia

Resumen

O artigo faz uma apresentação do romance A farofa das Ides, de Embla Rhodes, destacando suas qualidades estruturais e enfatizando a sua proposta de renovação de cânones narrativos, sem expressa preocupação “teórica”. A opção pelo caráter “simples” da apresentação se justifica pela marca estilística do autor que, num exercício de ficcionalização de dados concretos, constrói narrativa instigante de leve saber policial, o que identifica a personalidade do texto do autor. A apresentação aponta para a prática da tentativa de renovação do gênero, operacionalizado por dicção narrativa particular. O romance revela extrema preocupação com a ficcionalização dos referidos dados, numa perspectiva crítica e irônica do processo mesmo de narrar. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Luiz Foureaux de Souza Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto

PhD em Literatura. Professor de Literatura Luso-Brasileira e Comparada da UFOP. E-mail para contato: foureaux@hotmail.com

Maria das Dôres Lara, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/CESJF

Mestranda em Literatura na PUC Minas/CESJF. Pós-graduação na UNAERP de Ribeirão Preto, na UFJF – Juiz de Fora-MG – e Fundação Rosemar Pimentel Barra do Piraí, RJ. E-mail para contato: foureaux@hotmail.com.

Publicado

2013-12-29

Cómo citar

DE SOUZA JÚNIOR, J. L. F.; LARA, M. das D. Entre a ordem e o caos, A farofa das Ides, de Embla Rhodes. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 7, p. 19–32, 2013. DOI: 10.35499/tl.v0i7.590. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/590. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

SEÇÃO LIVRE