“Tu sabe do que eu to falando”: a variação pronominal da segunda pessoa do singular em Florianópolis, um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.5748

Palabras clave:

Sociolinguística, pronome, variação tu/você.

Resumen

Há variação no português brasileiro no uso do pronome pessoal da segunda pessoa tu/você. Neste artigo, discute-se a relevância do fator faixa etária no uso dos pronomes pessoais tu/você em Florianópolis-SC. Tendo como por base os conceitos da Teoria da Variação de Labov (2008), a análise de duas entrevistas semiestruturadas com duas florianopolitanas procura identificar os fatores linguísticos e socias que induzem tal fenômeno linguístico. Os resultados deste estudo de caso indicam variabilidade no uso do pronome tu e você na cidade. Sendo que o pronome tu é relacionado ao vernáculo enquanto você é considerado o pronome de uso para desconhecidos ou no ambiente de trabalho, segundo as participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Zaccaron, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC). Interesses de pesquisa incluem: inglês como língua adicional, aprendizagem colaborativa, produção oral em L2, produção escrita em L2, autonomia dos estudantes e o ensino embasado em tarefas em L2.

Publicado

2019-06-19

Cómo citar

ZACCARON, R. “Tu sabe do que eu to falando”: a variação pronominal da segunda pessoa do singular em Florianópolis, um estudo de caso. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 145–158, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.5748. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5748. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS