O estatuto do léxico segundo abordagem gerativa: aquisição de L2

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.5004

Palabras clave:

Léxico. Gerativa. Aprendizagem da Segunda Língua (L2).

Resumen

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o estatuto do léxico segundo abordagem gerativa de Chomsky (1965). Seguindo uma perspectiva de aplicação do léxico nos estudos de aprendizagem da segunda língua (L2), o artigo procura exibir, de forma sintética, como a investigação centrada no léxico tem vindo a evoluir, e como cada uma das abordagens teóricas gerativas pode ser aplicada nos estudos de aquisição de L2. Assim, objetiva-se neste artigo apresentar uma discussão sobre o estatuto léxico, considerando a aquisição de L2. Parte-se da hipótese de que o léxico tem um papel relevante na construção da gramática interna dos falantes. Nesse cenário, procuramos responder como o léxico tem sido reconhecido na construção da gramática interna do falante de qualquer língua natural. Para isso, seguimos a abordagem teórica de Chomsky em (1965), que a partir dos anos oitenta, iniciou seus estudos do léxico, considerando-o como um componente cada vez mais abrangente de propriedades e funções da aquisição da L2, até a algum tempo atribuída em particular à sintaxe.

 

 Palavras-chave: Léxico. Gerativa. Aprendizagem da Segunda Língua (L2).

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Biografía del autor/a

Simone Lancini, Universidade Internacional Ritter dos Reis - UniRitter

Letras

Publicado

2018-07-19

Cómo citar

LANCINI, S.; LEITE, M. A. O estatuto do léxico segundo abordagem gerativa: aquisição de L2. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 253–265, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.5004. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5004. Acesso em: 30 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS