O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4602Resumen
Objetiva-se, com este artigo, apresentar algumas discussões crítico-reflexivas a respeito de orientações oferecidas por documentos oficiais voltados para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio no Brasil – Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 2000); Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCEM, 2006), mais especificamente no que diz respeito ao trabalho com leitura de textos de gêneros multissemióticos/multimodais. O estudo, de caráter documental, torna-se relevante no sentido de buscar problematizar quais orientações são oferecidas por esses documentos para o trabalho de leitura, uma vez que esses, em maior ou menor grau, influenciam a elaboração de propostas curriculares educacionais nos municípios e estados brasileiros, bem como têm forte impactos na elaboração de materiais didáticos que são submetidos à avaliação do Ministério da Educação, como é o caso dos livros didáticos. Além disso, buscou-se mostrar quais concepções de língua, linguagem e texto são focalizadas por esses documentos no trato com o ensino de Língua Portuguesa. O estudo conclui que o conjunto de documentos investigados orienta, de forma geral, para um trabalho pouco sistemático em relação à leitura de textos de gêneros multissemióticos. Contido, é possível vermos algumas direcionamentos a respeito do trabalho de leitura desses gêneros no último documento publicado – OCNEM – no qual se estão presentes algumas proposições em relação ao papel da leitura desses gêneros relacionadas com práticas de diversos letramentos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-07-19
Cómo citar
GOMES, R. O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 105–129, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4602. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4602. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.