Loucura de Hamlet: O mundo desintegrado de um herói às avessas

Autores/as

  • Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4125

Palabras clave:

Literatura Juvenil, Romance, Formação do leitor.

Resumen

Este artigo apresenta uma leitura do romance Loucura de Hamlet, de Paula Mastroberti, e objetiva discutir as estratégias narrativas nele incorporadas, apresentando-o como bem simbólico capaz não só de representar os problemas sociais de seu tempo, como também de questioná-los, valendo-se da forma para reiterar aquilo que apresenta em seu conteúdo. Nessa análise, contata-se que, apesar da interferência dos valores da indústria cultural, já inclusa na ideia de adaptação de um clássico e no endereçamento de uma obra a um público específico, é evidente a pressuposição de um leitor mais autônomo para a Série Reversões, capaz de enveredar pelas trilhas do texto de Mastroberti e produzir leituras significativas e autênticas, sendo capaz de compreender as representações sociais presentes nas entrelinhas da história narrada.

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Biografía del autor/a

Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, mestre em Letras, doutoranda em Letras: Campo Literário e formação de leitores

Publicado

2018-07-19

Cómo citar

BELTRAMIM, A. O. dos S. Loucura de Hamlet: O mundo desintegrado de um herói às avessas. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 219–238, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4125. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS