O uso do A gente e do Nós por estudantes caboverdianos residentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19751Resumen
O presente trabalho trata de um recorte da dissertação “O uso do A gente e do Nós pelos falantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa)”, Silva (2022). Nosso objetivo principal é analisar e descrever a frequência de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural Nós e A gente na variedade de Língua Portuguesa caboverdiana falada por estudantes caboverdianos no Brasil, o que torna este estudo pioneiro em relação à temática. Nosso trabalho tem como aporte teórico a Sociolinguística Variacionista, conforme Labov (2008), e o corpus utilizado para a análise é o disponibilizado pelo grupo Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análises e aplicações (PROFALA), do qual utilizamos dados de 20 informantes/estudantes oriundos de Cabo Verde. Nessa perspectiva, realizamos as análises baseadas na frequência de uso em percentuais das duas variantes utilizando grupos de fatores linguísticos e extralinguísticos.
Descargas
Citas
APOLLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a Produção do Conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.
CUNHA, Celso, CITRA, Linddley. A nova gramática do português contemporâneo. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FRANCESCHINI, Lucelene. T. Variação pronominal nós/a gente e tu/você em Concórdia-SC. 2011. 250 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
FREITAG, Raquel Meister Ko. discutindo sexo/gênero na sociolinguística. Mulheres, linguagem e poder–Estudos de gênero na sociolinguística brasileira. São Paulo: Blucher, p. 17-74, 2015.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Estatísticas da CPLP. Lisboa, 2013.
LOPES, Célia R. dos S. Nós e a gente no português falado culto do Brasil. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 14, p. 405-422, 1998.
MENDES, Amália Faustino. Referencial para o ensino em português língua segunda em Cabo Verde no contexto da oficialização da língua cabo-verdiana. 2009. 158 f. Tese (Doutorado) – Universidade de Lisboa, 2009.
NARO, Anthony J.; GÖRSKI, Edair; FERNANDES, Eulália. Change without change. Language variation and change, v. 11, n. 2, p. 197-211, 1999.
OMENA, Nelize P. A referência à primeira pessoa do plural: variação ou mudança? In: PAIVA, M. da C. e DUARTE, M. E. L. (org.) Mudança lingüística em tempo real. Rio de Janeiro: FAPERJ/Contracapa, 2003.
PONSO, Letícia Cao. Um foco sobre a situação sociolinguística dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Revista Icarahy, 2014.
ROSA, Ailene C. B. S. Ensino bilíngue em Cabo Verde: desafios e práticas educativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
RUBIO, Cássio F. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no português Brasileiro e no português europeu: estudo sociolinguístico comparativo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/109234. Acesso em: 15 nov. 2022.
SANTOS, Hugo L. S.; VIANA, Rakel B. de M.; ARAÚJO, Aluiza A. Panorama do Estudos Sociolinguísticos no Ceará. In: ARAÚJO, A. A.; VIANA, R. B. de M.; RODRIGUES, L. da S. O falar culto de Fortaleza em foco. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 20-54.
SILVA, Késsio Jhone L. da. O uso do A gente e do Nós pelos falantes dos PALOP. 2022. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudo da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 108f. 2022.
VIANNA, Juliana B. de S. A variação entre nós e a gente: uma comparação entre o português europeu e o português brasileiro. Revista do GELNE, v. 14, n. 1/2, p. 95-116, 15 mar. 2016.
ZANELLA, Liane C. H. Metodologia da pesquisa. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.
ZILLES, Ana Maria S.; BATISTA, H. H. R. B. A concordância verbal de primeira pessoa do plural na fala culta de Porto Alegre. In: VANDRESEN, Paulino (org). Variação, mudança e contato linguístico no português da região sul. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2006. p. 99-124.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.