Multimodalidade e aquisição de L2

gestos na interação mãe mentora-criança em atividade de uma escola bilíngue na pandemia da COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18949

Palabras clave:

Multimodalidade, Gestos, Aquisição de L2, Bilinguismo, Pandemia

Resumen

Este artigo versa sobre os gestos na aquisição do inglês como segunda língua (L2) em contexto interativo entre mãe e criança bilíngues durante a realização de uma atividade escolar na pandemia da COVID-19. Propõe-se analisar a produção gestual no uso da língua inglesa por uma criança durante a realização de atividade escolar em contexto da pandemia da COVID-19, sob a mentoria de sua mãe e os impactos deste contexto na aquisição e desenvolvimento do inglês como L2. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva multimodal, na qual gesto e produção vocal integram a mesma matriz linguístico-cognitiva e nos estudos sobre bilinguismo. A metodologia de abordagem qualitativa transversal compreendeu um estudo de caso, do qual participou uma criança bilíngue de 5 anos e sua mãe, mediadora das atividades escolares, videografadas, na pandemia da COVID 19. Os resultados indicaram a produção de gestos dêiticos, icônicos e emblemáticos, que tiveram papéis de organizadores linguísticos. Os achados evidenciaram o funcionamento multimodal da linguagem na aquisição de L2 em cenário pandêmico. A mãe teve seu papel ressignificado ao reinventar-se como mentora da filha na mediação da relação escola bilíngue-aluna, durante realização de atividade escolar no período da pandemia da COVID-19.

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Biografía del autor/a

Simone Frye, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/IFPE)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). ; Graduação em LETRAS - Bacharelado em Língua Inglesa, com ênfase em tradução, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Licenciada em Letras - Língua Espanhola, igualmente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antônio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Católica de
Pernambuco (2009), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2012) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2018). Atualmente é professor e coordenador do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em iências da Linguagem na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição, ensino, língua estrangeira, inglês, surdez.

Renata Fonseca Lima de Fonte, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

Citas

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Publicado

2023-12-14

Cómo citar

FRYE, S.; MORAES, A. H. C. de; FONTE, R. F. L. de. Multimodalidade e aquisição de L2: gestos na interação mãe mentora-criança em atividade de uma escola bilíngue na pandemia da COVID-19. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 123–142, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18949. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18949. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO