Clarice Lispector na sala de aula

uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17985

Palabras clave:

: Clarice Lispector;, Composição narrativa, Elaboração temática, Conversa literária.

Resumen

A presente proposta tem como objetivo analisar o conto Os desastres de Sofia, de Clarice Lispector, sob duas perspectivas: os elementos da narrativa e a composição temática. No tocante aos elementos da narrativa, damos destaque ao enredo, cuja cadeia de eventos é desatada a partir do ponto de desenlace da história: a escrita subversiva de um texto. Também é relevante o papel da narradora-protagonista, Sofia, e como ela contribui para a construção do significado dessa narrativa, desvelando, por exemplo, o personagem professor. Esse personagem também merece destaque nas discussões por causa da posição avassaladora que parece ocupar na vida da narradora-protagonista. Ademais, dada a natureza ampla de temas suscitados pela narrativa clariceana, fizemos um recorte temático, portanto, discorremos sobre a transformação individual dessas personagens, o nascimento de uma escritora e o que denominamos de ecos autobiográficos dessa narrativa. Tais discussões, embora em forma de recortes, dão indícios da riqueza composicional e temática da escrita clariceana. Para amparar teoricamente essas discussões, recorremos aos estudos de Nunes (1989), Leite (2002), Ferreira (2007) e Hatoum (2014). Por fim sugerimos, como atividade para a sala de aula, uma conversa literária (Bajour, 2012) para ser desenvolvida em turmas da Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão, Universidade Federal de Campina Grande(UFCG)

Professora de Língua Portuguesa da SEDUC-PE e Tutora a distância do curso de Licenciatura em Letras
e suas Literaturas (UPE). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE/UFCG, na área de Estudos Literários. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras – UPE/Campus Garanhuns).

 

Citas

ALMEIDA, C. M. Conhecer, observar e deduzir. In: SÉGUR, Condessa de. Os desastres de Sofia. Rio de Janeiro: Editora Fábula, 2019.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

CALLADO, A. O dia em que Clarice desapareceu. Perto de Clarice. Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim, 1987 apud GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7. ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013

FERREIRA, E. M. A. Clandestina felicidade: infância e renascimento na obra de Clarice Lispector. 2007. Disponível em:

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 1991.

HATOUM, M. Clarice Lispector, a travessia da linguagem. 2014. Disponível em: <https://www.blogletras.com/2014/12/clarice-lispector-travessia-da-linguagem.html>

LEITE, L.C. O foco narrativo. São Paulo: Editora Ática, 2002.

LISPECTOR, C. Os desastres de Sofia. In: Legião estrangeira. 2009.

PELLEGRINO, H. Perto do coração selvagem. Perto de Clarice. Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim, 1987 apud GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7. ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013

ROSENBAUM, Y. Metamorfoses do mal: uma leitura de Clarice Lispector. 1. Ed. 1. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Publicado

2023-12-14

Cómo citar

GALVÃO, S. V. N. dos S. Clarice Lispector na sala de aula: uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 191–202, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17985. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17985. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS