Clarice Lispector na sala de aula
uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17985Palabras clave:
: Clarice Lispector;, Composição narrativa, Elaboração temática, Conversa literária.Resumen
A presente proposta tem como objetivo analisar o conto Os desastres de Sofia, de Clarice Lispector, sob duas perspectivas: os elementos da narrativa e a composição temática. No tocante aos elementos da narrativa, damos destaque ao enredo, cuja cadeia de eventos é desatada a partir do ponto de desenlace da história: a escrita subversiva de um texto. Também é relevante o papel da narradora-protagonista, Sofia, e como ela contribui para a construção do significado dessa narrativa, desvelando, por exemplo, o personagem professor. Esse personagem também merece destaque nas discussões por causa da posição avassaladora que parece ocupar na vida da narradora-protagonista. Ademais, dada a natureza ampla de temas suscitados pela narrativa clariceana, fizemos um recorte temático, portanto, discorremos sobre a transformação individual dessas personagens, o nascimento de uma escritora e o que denominamos de ecos autobiográficos dessa narrativa. Tais discussões, embora em forma de recortes, dão indícios da riqueza composicional e temática da escrita clariceana. Para amparar teoricamente essas discussões, recorremos aos estudos de Nunes (1989), Leite (2002), Ferreira (2007) e Hatoum (2014). Por fim sugerimos, como atividade para a sala de aula, uma conversa literária (Bajour, 2012) para ser desenvolvida em turmas da Educação Básica.
Descargas
Citas
ALMEIDA, C. M. Conhecer, observar e deduzir. In: SÉGUR, Condessa de. Os desastres de Sofia. Rio de Janeiro: Editora Fábula, 2019.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
CALLADO, A. O dia em que Clarice desapareceu. Perto de Clarice. Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim, 1987 apud GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7. ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013
FERREIRA, E. M. A. Clandestina felicidade: infância e renascimento na obra de Clarice Lispector. 2007. Disponível em:
GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 1991.
HATOUM, M. Clarice Lispector, a travessia da linguagem. 2014. Disponível em: <https://www.blogletras.com/2014/12/clarice-lispector-travessia-da-linguagem.html>
LEITE, L.C. O foco narrativo. São Paulo: Editora Ática, 2002.
LISPECTOR, C. Os desastres de Sofia. In: Legião estrangeira. 2009.
PELLEGRINO, H. Perto do coração selvagem. Perto de Clarice. Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim, 1987 apud GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7. ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013
ROSENBAUM, Y. Metamorfoses do mal: uma leitura de Clarice Lispector. 1. Ed. 1. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.