Sentimentos de insegurança na personagem Lenu, em A amiga genial, de Elena Ferrante:
uma abordagem sociocognitiva
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v16i2.15308Resumen
Este estudo situa-se no campo da Linguística Textual (LT), assumindo uma abordagem sociocognitivista, conforme os princípios teóricos dos estudos críticos do discurso de van Dijk (2012, 2016), que envolvem a relação linguagem, discurso, contexto e cognição. A proposta objetiva analisar cenas que evidenciem possíveis sentimentos de insegurança, apresentados pela personagem Lenu, em diferentes momentos da narrativa literária: A amiga genial, de Elena Ferrante, com base na teoria de modelos de contexto. Para tanto, utiliza-se a categoria: ‘O Eu-mesmo’ e suas subcategorias: a) o papel social dos sujeitos; e b) as relações entre os participantes; e ainda, a categoria: ‘ações/eventos comunicativos ou de outra natureza’. Metodologicamente, o estudo assume uma abordagem qualitativa, realizado por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica. Para a exploração do fenômeno, foi realizada a seleção de doze trechos que constituíram o corpus de análise. Conclui-se que a insegurança de Lenu identificada a partir dos modelos de contextos, articulando a fase da infância e da adolescência, constitui uma característica contínua e recorrente na vida da personagem.
Descargas
Citas
DANTAS, Tatianne Santos; MOSCHEN, Simone Zanon. Escrita, vestígio e ausência em A amiga genial de Elena Ferrante. Revista Subjetividades, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 01-14, 2019.
DIJK, Teun A. van. Discurso e poder. Organização: Judith Hoffnagel e Karina Falcone. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
DIJK, Teun A. van. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitivista. Tradução Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2012.
DIJK, Teun A. van. Discurso-cognição-sociedade: estado atual e perspectivas da abordagem sociocognitiva do discurso. Tradução Pedro Theobald. Letrônica, Porto Alegre, v. 9, n. esp. (supl.), p. 08-29, nov., 2016.
FAUCONNIER, Gilles. Créativité, simulation, and conceptualization. Behavorial and Brain Sciences, v. 22, n. 4, p. 615-615, 1999.
FERRANTE, Elena. A amiga genial: infância, adolescência, vol. 1. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015.
FERRANTE, Elena. História do novo sobrenome: juventude, vol. 2. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016a.
FERRANTE, Elena. História de quem foge e de quem fica: tempo intermediário, vol. 3. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016b.
FERRANTE, Elena. História da menina perdida: maturidade-velhice, vol. 4. Tradução Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017.
FERREIRA, Milena Vargas dos Santos. Olhar-se no espelho: o ethos narrativo em A amiga genial, de Elena Ferrante. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC DE 2018: CIRCULAÇÃO, TRAMAS E SENTIDOS NA LITERATURA. Anais... p. 1402-1409, 2018.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça; MORATO, Edwiges Maria; BENTES, Anna Christina. Ainda o contexto: algumas considerações sobre as relações entre contexto, cognição e práticas sociais na obra de Teun van Dijk. ALED (Revista Latino-americana de Estudos do Discurso), Brasil; Chile, vol. 11, n,1, p. 79-91, 2011.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
SECCHES, Fabiane Vertemati do Amaral. Uma longa experiência de ausência: a ambivalência em A amiga genial, de Elena Ferrante. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.