Erico Verissimo: história da literatura ou ficção?

Autores/as

  • Ângela Maria Garcia dos Santos Silva Ângela Maria Garcia dos Santos Silva cursa Doutorado em Letras no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v3i1.138

Resumen

Neste artigo, defendemos que a Breve História da Literatura Brasileira, de Erico Verissimo, é antes uma ficção do que uma história da literatura e não pode, portanto, ser classificada como tal. Para sustentarmos nossa afirmação, analisamos a obra do escritor gaúcho a partir da teoria proposta por David Perkins em seu estudo História da Literatura e Narração em que indica os elementos essenciais da narrativa para se produzir uma boa história da literatura, quais sejam: citação de fontes, narração em 3ª pessoa, clareza de objetivos, eleição de um herói, enredo da história dentro de espaço e tempo arbitrários, e argumentos com os quais o historiador deve convencer, persuadir o leitor. Depois de examinarmos cada um deles destacando passagens do texto de Verissimo que são contrárias a alguns desses itens, constatamos, por exemplo, que a falta de comprovação de dados e as intromissões que faz no texto constantemente permitindo-se, inclusive, conversar com o público/leitor, fazer comentários e contar histórias pessoais de sua infância e adolescência, denunciam a sua falta de talento para historiador e mostram claramente que se comporta como um ficcionista em todos os capítulos. Mas isso o próprio escritor explica, pois segundo suas palavras, é apenas um contador de histórias confirmando, ele mesmo, a sua falta de jeito para o texto científico objetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ângela Maria Garcia dos Santos Silva, Ângela Maria Garcia dos Santos Silva cursa Doutorado em Letras no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Ângela Maria Garcia dos Santos Silva cursa Doutorado em Letras no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-12-05

Cómo citar

SANTOS SILVA, Ângela M. G. dos. Erico Verissimo: história da literatura ou ficção?. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v3i1.138. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/138. Acesso em: 17 jul. 2024.