A religião afro-brasileira como tema na literatura infanto-juvenil de Reginaldo Prandi

Autores/as

  • Lidiane Neves Rodrigues Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v2i1.128

Palabras clave:

Literatura-infanto-juvenil, Relações étnico-raciais, Reginaldo Prandi,

Resumen

Este texto tem por objetivo pensar a literatura infanto-juvenil de Reginaldo Prandi, sociólogo das religiões, sob a análise dos estudos culturais, uma vez que esta aparece nos dias de hoje como uma possibilidade de atender a demanda exigida pela Lei 10.639/03 a fim de contemplar nos currículos escolares os estudos da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos oficiais de ensino especificamente nas áreas de literatura, artes e história. Assim percorrerei uma trilogia infanto-juvenil composta pelo escritor acima citado analisando a sua perspectiva de olhar sobre as relações étnico-raciais no Brasil. Que aspectos da mitologia Yorubá perpassam as suas obras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lidiane Neves Rodrigues, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

2012-12-05

Cómo citar

RODRIGUES, L. N. A religião afro-brasileira como tema na literatura infanto-juvenil de Reginaldo Prandi. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.35499/tl.v2i1.128. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/128. Acesso em: 23 nov. 2024.