Empreendedorismo moral no debate sobre sexualidade na escola: um estudo de fake news checadas pelo site E-farsas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8582

Abstract

Este estudo visa analisar discursivamente como as fake news sobre a educação brasileira se articulam com a moral conservadora para discursivizar o campo da sexualidade, pensando que, na contemporaneidade, há uma imensa circulação de dizeres falsos que contaminam o debate público e, neste caso em específico, o campo escolar. Tem-se que, no espaço das mídias sociais, uma parcela da sociedade tem corporificado um discurso contra a deterioração da infância, sob alicerce de um empreendimento moral cristã. Dito isso, este estudo é pautado pelo método “arquegeneológico”, pensando a partir das noções de Michel Foucault, cuja contribuição teórica implicou na formação dos Estudos discursivos foucaultianos. O corpus é formado por três notícias falsas verificadas pela agência de checagem E-farsas, site especializado em descontruir narrativas falsas disseminadas nas mídias sociais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com viés interpretativa-descritiva. O movimento analítico permite observar, na produção discursiva das fake news, o funcionamento de uma moral religiosa que condena o modo a sexualidade é tratada no ambiente escolar, pois está é configurado como um lugar potencialmente nocivo para a infância.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joseeldo da Silva Júnior

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Published

2020-07-15

How to Cite

DA SILVA JÚNIOR, J.; VIEIRA DA SILVA, F. Empreendedorismo moral no debate sobre sexualidade na escola: um estudo de fake news checadas pelo site E-farsas. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 166–181, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8582. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8582. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS