Entre recalques e hibridismos: marcas pós-coloniais no conto “O efeito estufa” de João Melo

Authors

  • Francisco das Chagas Souza Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.5740

Keywords:

Estudos Culturais, Identidade

Abstract

: Na rota dos estudos pós-coloniais aplicados ao texto literário, o presente artigo objetiva apresentar uma reflexão acerca de alguns resquícios traumáticos e dos hibridismos culturais oriundos do processo de colonização portuguesa em Angola a partir da literatura de João Melo, tendo como corpus específico o conto “O efeito estufa” o qual faz parte da obra “Filhos da Pátria”. Centrado no protagonista Charles Dupret, o conto analisado mostra as nuances de um processo de hibridização e de forte recalque presente nos sujeitos que foram submetidos à empreitada dos colonizadores. O caráter psicocultural é marcante nessa narrativa o qual é representado com um tom irônico pelo autor, pois a visão nacionalista-racial do personagem principal é posta como despropositada, tornando-se, portanto, ridícula. Como suporte teórico para esse conjunto de ideias recorre-se a estudiosos como Bhabha (1998), Said (1990,2007), Fanon (2008), entre outros. Tem-se a expectativa de contribuir com as discussões da incipiente forma de abordagem do texto literário denominada de crítica pós-colonial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco das Chagas Souza Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Doutorando em Letras pelo Porgrama de Pós-Graduação em Letras - PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Published

2019-06-19

How to Cite

COSTA, F. das C. S. Entre recalques e hibridismos: marcas pós-coloniais no conto “O efeito estufa” de João Melo. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 95–110, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.5740. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5740. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS