The research project in the focus of meta-genres YouTube Tutorials and Notices of Graduate Programs in Linguistics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18047

Keywords:

Editais, Metagêneros, Projeto de pesquisa, Tutoriais de youtube

Abstract

We aim to reflect on the guidelines related to the research project genre in tutorials and public notices and how the project is conceived by these meta-genres in its social and compositional aspects. The work is situated within the framework of socio-rhetorical analyzes of genres, in authors such as Miller (2009), Bazerman (2006), Swales (1999) and Giltrow (2002) from which we took the conceptions of genre and meta-genre for data analysis. The research is interpretative-descriptive, qualitative and uses the adaptation of the Thematic Analysis Model from a coding framework by Jovchelovitch and Bauer (2017). Tutorials and notices indicate that the project is intertextually situated and positioned in relation to other genres and is constituted in theme’s persuasion and relevance. The analyzed meta-genres approach the research project in a relatively different way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Artur Silva Cantuário, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras Português Pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em LIBRAS pela Faculdade do Meio Norte (FAEME). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) onde cursa atualmente o doutorado em Linguística. Professor da rede municipal pública de ensino e do ensino superior na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor de Programas de formação inicial de professores. Membro do grupo de pesquisa Cataphora. 

References

ALÉM DO LATTES. Como fazer projeto de pesquisa para TCC, mestrado e doutorado. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0qY-eNHbKpI Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramento digital e Letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduando em Letras. 2019. Tese (Doutorado em Linguística aplicada). Programa de Pós-graduação em estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2019.

ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 131-158, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbla/a/BzL9Srv4STd9vzWw5cC3tVB/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 10/04/23.

ANDRÉ FONTENELLE. Como fazer um projeto de pesquisa: como fazer um TCC. 2019. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=3oljb6a0ykY&t=27s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARBOSA, J. C. Metagêneros: o ensino do gênero trabalho de conclusão de curso em manuais de metodologia destinados a culturas disciplinares específicas. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

BEZERRA, Benedito. O gênero como ele é (e como não é). no contexto. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

BIASI-RODRIGUES, Bernadete; BEZERRA, Benedito Gomes. Propósitos comunicativos em análise de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 231-249, jan./abr. 2012. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ld/a/Z8X5dZZgcTMCmTs5H3LnDXb/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 02/03/23.

CAMILA MIRANDA. Como fazer projeto de pesquisa: jeito prático, rápido e fácil. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=bz9BVqL6vGc&t=31s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

AUTOR. Metagêneros em contexto acadêmico: o ensino do TCC a partir de tutoriais em vídeos de Youtube. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 10, p. 1-20, 2021. Disponível em: < https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2886/2678> Acesso em: 02/03/23.

AUTOR. Metagêneros: uma análise de tutoriais de YouTube sobre a produção de trabalho de conclusão de curso-TCC. 2020. 210 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889490697000264> Acesso em: 10/04/23

DEVITT, Amy. Writing genres. Southern Illinois University Press, 2004. 268 p.

GILTROW, Janet. 2002. Meta-genre. In: COE, Richard; LINGARD, Lorelei; TESLENKO, Tatiana (Eds.). The rhetoric and ideology of genre. Cresskill, New Jersey: Hampton Press. p. 187-205.

IVAN GUEDES. Projeto de pesquisa: como fazer um projeto de pesquisa passo a passo. 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4yOzZZQfjQU&t=565s> Acesso em: 02 de fevereiro de 2023.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. p. 90-113.

MILLER, Carolyn. Gênero como ação social. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss. (Org.). Estudos sobre: gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2009.

MONTEIRO, Beatrice Nascimento. Organização retórica e estruturação sequencial da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa. 2016. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2016.

OLIVEIRA, Jancen Sérgio Lima de. Estratégias retóricas de projetos de pesquisa de doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós—graduação em Letras, Universidade federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2022.

PASSAPORTE DO TCC. Como fazer projeto de pesquisa? Como fazer seu projeto de TCC?. 2017. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=uCM9Vi1-brk&t=1037s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

PEDROSA, Tristan Nathanael Veras. O referencial teórico em projeto de pesquisa de políticas públicas: análise e descrição da organização retórica. 2021. Monografia (Graduação em Letras). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2021.

PORTO, Ana Jackeline Pinheiro. A construção e o contexto de produção em projetos de pesquisa de doutorado em literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2022.

SILVA, Camila Rayssa Barbosa. Organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa de TCC em contextos de produção distintos. 2017. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.

SOUSA, Cíntia Maria Barbosa de. Organização retórica da Revisão de literatura em projetos de pesquisa de doutorandos em Linguística. 2021. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2021.

REIS, José Mateus Abre. Organização retórica da seção de metodologia de projetos de pesquisa de mestrandos em literatura. 2021. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2021.

RIO LIMA, Carolina Aurea Cunha. Estratégias retóricas do gênero projeto de pesquisa nas áreas de linguística e química: relatando pesquisas prévias, indicando lacuna de pesquisa e problemas do mundo real. 2019.

Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2019.

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

TCC SEM DRAMA. Projeto de pesquisa em 5 passos. 2018. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=NIKnHuJs1Fw&t=45s> Acesso em 02 de fevereiro de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Processo Seletivo 2023 Programa de Pós-Graduação em Linguística IEL/UNICAMP- METRADO E DOUTORADO. Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, ano 2022, n. 2, p. 1-10, 27 de junho de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Edital 07/2022 de seleção para o doutorado em letras do programa de Pós-graduação em Letras da UFPA – INGRESSO 2023. Universidade Federal do Pará, Belém-PA, ano 22, n. 2, p.1-17, 3 de outubro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Edital 07/2022 de seleção para o mestrado em letras do programa de Pós-graduação em Letras da UFPA – INGRESSO 2023. Universidade Federal do Pará, Belém-PA, ano 22, n. 2, p.1-22, 3 de outubro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Edital de inscrição, seleção e matrícula para o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) – MESTRADO– 2023.1-2024.2. Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, ano 22, n.2, p. 1-37, 30 de agosto de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Edital de inscrição, seleção e matrícula para o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) – DOUTORADO – 2023.1-2026.2. Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, ano 22, n.2, p. 1-34, 30 de agosto de 2022.

Published

2023-12-14 — Updated on 2023-12-16

Versions

How to Cite

CANTUÁRIO, A. A. S. The research project in the focus of meta-genres YouTube Tutorials and Notices of Graduate Programs in Linguistics. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 215–231, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18047. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18047. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS