The presence of black authors in the Literary PNLD
what place are we talking about?
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16772Keywords:
PNLD Literário, Children's Literature, Black Authors, Law 10639/03Abstract
This article brings a brief analysis of the collection of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD Literário (National Book and Didactic Material Program), regarding the approval of works that deal with ethnic-racial issues related to blackness themes, in the 2018 and 2020 editions. In this way, we propose to identify the presence of black and afro-descendant authors whose works were selected by the program. We endorse the importance of the “place of speech” of the voices that enunciate the discourse in the production of narratives, highlighting the relevance of these productions for the strengthening of pedagogical actions that contribute to the fulfillment of Law 10639/03, as well as for the engagement in the fight against racism.
Downloads
References
BRASIL. Lei 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação 14 nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 2013. 104p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10098-diretrizes-curriculares&Itemid=30192. Acesso em 01 de junho de 2022.
BRASIL. Lei 10639/2003, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10 de janeiro de 2003.Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira" e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Edital Consolidado PNLD Literário. 2018. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/11568-edital-pnld-liter%C3%A1rio. Acesso em 26 de maio de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Edital Consolidado PNLD Literário. 2020. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/11555-edital-pnld-2020. Acesso em 26 de maio de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Guia Digital PNLD 2018 - Literário. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2018_literario/inicio Acesso em 26 de maio de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Guia Digital PNLD 2020 - Literário. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020_literario/inicio. Acesso em 26 de maio de 2022.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001465832. Acesso em 01 de junho de 2022.
COELHO, Ronaldo Simões; AGOSTINHO, Cristina. Rapunzel e o Quibungo – adaptação - Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. 20p.
CUTI, Luis Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
DALCASTAGNÈ, Regina. Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 20, p. 33-77, 2002. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9705. Acesso em 08 de julho de 2022.
DALCASTANGNÈ, Regina. Um território contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais. Vinhedo, editora Horizonte. Rio de Janeiro: Uerj, 2012.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. -3 ed.- Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2018.
EVARISTO, Conceição. Gênero e Etnia: uma escre(vivência) de dupla face. 2003. Disponível em: http://nossaescrevivencia.blogspot.com/2012/08/genero-e-etnia-uma-escrevivencia-de.html. Acesso em 06 de junho de 2022.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v.13, n.25, p.17-31, 2º sem. 2009.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Editora Pallas Mini, 2018.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2018.
GOMES. Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando currículos. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Organização técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e Willian Oliveira. – Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. Apicuri, 2016. 260p.
MALDONADO-TORRES. Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MARINGOLLO, Cátia Cristina Bocaiuva. Ponciá Vicêncio e Becos da Memória de Conceição Evaristo: construindo histórias por meio de Retalhos de memórias. 2014.132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/115842/000810186.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 11 de junho de 2022.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1978.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. Manifestações do negrismo no modernismo brasileiro: poesia e romance. Navegações. v.10, n.2, p.156-164, jul.-dez. 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/23862. Acesso em 06 de fevereiro de 2023.
PEREIRA, Luena Nascimento Nunes. Literatura Infanto-juvenil: discursos afro-brasileiros em construção. Intersecções, v.18, n.2, p.431-457, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.12957/irei.2016.26576. Acesso em 06 de junho de 2022.
RIBEIRO. Djamila. Lugar de fala: feminismos plurais. São Paulo: editora Jandaíra, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.