Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O autor se responsabiliza pelo conteúdo do texto, nos seus aspectos éticos, e pela sua revisão ortográfica e mecanográfica. Também deve estar ciente que os/as revisores/as, que achem adequado, podem apontar ajustes no parecer enviado.

Author Guidelines

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO


A Revista Tabuleiro de Letras, organizada e dirigida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens do Departamento de Ciências Humanas do Campus I – Salvador, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, aceita, para publicação em formato eletrônico, artigos e resenhas, inéditos, escritos por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, em português, espanhol, inglês ou francês.

São aceitos textos de mestres, doutorandos, doutores ou pesquisadores com título de notório saber.  Mestrandos também podem publicar artigos, desde que em coautoria com doutores. A exceção se aplica à seção de Resenhas, na qual são aceitos textos de mestrandos como autores únicos.   

Serão aceitos também trabalhos de docentes do próprio Programa e da nossa Instituição, contanto que, no conjunto, não excedam a 30% do total dos trabalhos publicados em cada número da Revista. 

Autores somente podem publicar um único texto a cada 2 anos ou passados 4 números após publicação do seu texto na Revista.  


  1. A Revista publicará:
  2. a)   artigos inéditos em português, francês, espanhol ou inglês, que versem sobre estudos de linguagens;
  3. b)   resenhas críticas de dissertações, teses e livros de importância para a área, que versem sobre estudos de linguagens. Os textos alvos de análise nas resenhas devem ter sido publicados nos últimos 5 anos, no caso de edições estrangeiras; e nos últimos 3 anos, no caso de edições brasileiras.
  4. Os textos deverão ser enviados para a Revista por meio do sistema, no seguinte endereço: http://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/login. Ali, o autor deverá criar login e senha.  

No caso de encontrar dificuldades para submeter o texto pelo sistema, o autor deve contatar a equipe da Revista por intermédio do seguinte e-mail: tabuleirodeletras@gmail.com

  1. Todos os tipos de textos seguem as mesmas configurações de tamanho da página, margens e fonte.
  2. Folha A4, margens:

Superior: 3,0 cm;

Inferior: 2,0 cm; 

Esquerda: 3,0 cm;

Direita: 2,0 cm.

  1. Fonte: Times New Roman.
  2. Tamanho da fonte: 12.
  3. Espaço entre linhas: 1,5;
  4. Citações no corpo do trabalho: se tiverem mais de 3 linhas devem estar com tamanho da fonte 11, espaçamento simples, e vir com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda do texto;
  5. Notas de rodapé: tamanho da fonte 10, espaçamento simples.

 

  1. As resenhas devem ter o mínimo de 10.000 e o máximo de 15.000 caracteres sem espaços.

 

  1. Para o caso dos artigos, estes devem ter o mínimo de 25.000 e o máximo de 50.000 caracteres sem espaços. Devem apresentar a seguinte estrutura:

Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos;

Duas linhas abaixo do título e subtítulo deve constar a sua versão (título e subtítulo) em língua estrangeira;

O(s) nome(s) da/o(s) autoras(es) deve(m) ser omitido(s) no texto submetido. Nome, vinculação, formação, e-mail e ORCID devem ser preenchidos no formulário de metadados, no momento da submissão no sistema;

Resumo: três linhas abaixo do título estrangeiro, escrito na mesma língua do texto. Colocar a palavra Resumo seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, com até 200 palavras. Fonte: deve ser a mesma escolhida para o corpo do trabalho, em tamanho 10;

Duas linhas abaixo, o mesmo Resumo deve vir escrito em uma das seguintes línguas (diferente da língua empregada no texto): português, inglês, francês ou espanhol. 

 

  1. Palavras-chave:
  2. Devem ser em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo, na mesma língua do texto. Colocar o termo "Palavras-chave" em caixa baixa, com primeira letra em maiúscula. Fonte: deve ser a mesma escolhida para o corpo do trabalho, em tamanho 10.  Cada palavra-chave deve estar com primeira letra maiúscula; o restante, em caixa baixa, separado das demais por ponto e vírgula;
  3. Palavras-chave em língua estrangeira: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo em língua estrangeira. Colocar o termo "Palavras-chave", na língua escolhida, em caixa baixa, com primeira letra em maiúscula. Fonte: deve ser a mesma escolhida para o corpo do trabalho, em tamanho 10. Cada palavra-chave deve estar com primeira letra maiúscula; o restante, em caixa baixa, separado das demais por ponto e vírgula.
  4. Uso de itálico, negrito, caixa-alta e sublinhado:
  5. o itálico deve ser restrito a títulos de obras bem como a palavras e expressões estrangeiras, incluindo apud(citado por), idem (o mesmo), ibidem (no mesmo lugar) e et. al (e outros);
  6. o emprego de negrito deve ser utilizado no título do texto e em títulos das seções do artigo;
  7. a caixa-alta deve ser utilizada apenas nas referências, no último sobrenome do autor;
  8. o sublinhado deve ser evitado.
  9. As referências bibliográficas citadas no texto deverão aparecer completas no final do manuscrito, sob o título Referências, em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520:2023), cujos pontos básicos estão especificados a seguir:
  10. As citações do livro deverão conter: autor(es), título em negrito; número da edição (a partir da 2ª); local de publicação; editora; data.
  11. As citações de artigos de livro deverão conter: autor(es) do artigo; título do artigo; título do livro em negrito; organizador(es) da coletânea; número da edição (a partir da 2ª); local de publicação; e data;
  12. As citações de artigos de revistas deverão conter: autor(es) do artigo; título do artigo; título da revista em negrito; local de publicação; n.º do volume, n.º do fascículo; n.º de páginas iniciais e finais do artigo citado; local; mês e ano da publicação; periodicidade da revista;
  13. As citações de documentos digitais que tiverem localizador em vez de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

 

Livros e folhetos:
HARBONE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3.ed. London: Academic Press, 1988. 382p.

 

Artigo de periódico:
ANTELO, Raul. A aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

 

Capítulos de livros:
KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170.

 

Monografias, dissertações e teses:

DIAS, R. M. Baleias no Sul da Bahia. 1998. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Instituto de Biologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 1998.

GOLDMAN, T. R. Aspectos da antropologia cultural entre os Bororos. 1999. 120f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999.

BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995.120f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1995.

 

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:
CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

Citação de citação:
MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980 apud MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.

 

Documentos eletrônicos:
BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em: http://www.mac.usp.br/nino2. Acesso em: 6 abr. 2001.

 

CD-ROM:
A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

 

  1. Citações acima de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto principal:

recuo – 4,0 cm (na régua);

fonte – tamanho 11;

espaçamento – simples.

 

Modelo a seguir:

___________________________

A proposta de Rodolfo Garcia (1915) leva em consideração os aspectos geográficos e históricos, além da continuidade territorial, os aspectos culturais semelhantes e diferentes, a facilidade de comunicações terrestres, marítimas e fluviais e, por fim, os glossários com expressões locais. O referido autor organiza o País em cinco zonas: norte; norte-oriental; central-marítima; meridional e altiplana-central. Conforme Nascentes (1953), é "uma divisão mais aceitável", mas mesmo assim o autor aponta vários defeitos como, por exemplo:

[...] Coloca o Maranhão na zona Norte, quando ele é uma espécie de intermediário entre ela e o Nordeste; Coloca o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo na zona central-marítima; Coloca Minas Gerais (sem discriminar) e Goiás junto com Mato Grosso. (Nascentes, 1953, p. 21).

 

A revista eletrônica Tabuleiro de Letras não se responsabiliza por possíveis citações e/ou apropriação (parcial ou total) de trabalhos alheios sem os devidos créditos autorais. Parte-se da premissa de que os autores interessados em publicar nesta revista são os responsáveis pelos seus textos e que têm comprometimento ético para apresentar produções textuais com atributos de honestidade e de respeito a outros autores.

SEÇÃO TEMÁTICA

Reúne produções com temáticas específicas

SEÇÃO LIVRE

Reúne produções nas áreas de estudos lingüísticos e literários, relacionados com as linhas de pesquisa do PPGEL.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.