Impessolização e indeterminação: um estudo da construção verbo (semi) auxiliar + pronome SE + verbo principal
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v14i2.8826Palavras-chave:
Pronome se, indeterminação, impessoalização.Resumo
Este estudo tem como principal objetivo analisar os usos da construção verbo (semi) auxiliar + pronome SE + Verbo principal em textos científicos e acadêmicos do português brasileiro. Parte-se do pressuposto de que ela pode ser acionada para promover a impessoalização ou indeterminação. A hipótese inicial da pesquisa é a de que nos textos científicos, a construção seria mais utilizada para promover a desfocalização do eu-enunciador, enquanto que, nos textos jornalísticos, seria mais acionada para tirar de cena a terceira pessoa discursiva. Importam para esse estudo os pressupostos teóricos da das teorias socioconstrucionista (MACHADO VIEIRA, 2017; MA-CHADO VIEIRA; WIEDEMER, 2018), construcionista e cognitivista (CROFT, 2001; DIESSEL 2015; FILLMORE, 1988; GOLDBERG, 1995, 2006; HOPPER, 1991).
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Referências
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