Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8616Palavras-chave:
Letras, Games, Ensino de leituraResumo
Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.Downloads
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Publicado
2020-07-15
Como Citar
BRAGA, M. R.; ANDRADE, F. R. da S.; GOMES, D. S. Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 107–122, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8616. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
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