Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v14i1.8605Palavras-chave:
Literatura digital, Ensino de literatura, BooktubersResumo
Este artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-07-15
Como Citar
SUBRINHO, A. U. da C.; SOUSA, D. D. de C. Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 139–151, 2020. DOI: 10.35499/tl.v14i1.8605. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.