Empreendedorismo moral no debate sobre sexualidade na escola: um estudo de fake news checadas pelo site E-farsas

Resumo

Este estudo visa analisar discursivamente como as fake news sobre a educação brasileira se articulam com a moral conservadora para discursivizar o campo da sexualidade, pensando que, na contemporaneidade, há uma imensa circulação de dizeres falsos que contaminam o debate público e, neste caso em específico, o campo escolar. Tem-se que, no espaço das mídias sociais, uma parcela da sociedade tem corporificado um discurso contra a deterioração da infância, sob alicerce de um empreendimento moral cristã. Dito isso, este estudo é pautado pelo método “arquegeneológico”, pensando a partir das noções de Michel Foucault, cuja contribuição teórica implicou na formação dos Estudos discursivos foucaultianos. O corpus é formado por três notícias falsas verificadas pela agência de checagem E-farsas, site especializado em descontruir narrativas falsas disseminadas nas mídias sociais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com viés interpretativa-descritiva. O movimento analítico permite observar, na produção discursiva das fake news, o funcionamento de uma moral religiosa que condena o modo a sexualidade é tratada no ambiente escolar, pois está é configurado como um lugar potencialmente nocivo para a infância.

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Biografia do Autor

Joseeldo da Silva Júnior
Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Publicado
2020-07-15
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Seção
ARTIGOS