O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v8i01.791Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino de Português, Concepção de Linguagem.Resumo
Este estudo faz parte de um trabalho mais amplo, que visa compreender como se constitui a identidade do professor de Português nos vários discursos: documentos oficiais, advindos dos pesquisadores e dos envolvidos com a formação (professores formadores e alunos). Os discursos produzidos pela comunidade científica também concorrem para a construção da identidade desse profissional. O objetivo deste artigo é o de discutir sobre a problemática que cerca o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil, pois acreditamos ser fundamental para melhor entendermos os contextos formativos. Ademais, apresentamos um quadro teórico sobre nossa compreensão de linguagem, a fim de refletir melhor sobre o panorama apresentado acerca do ensino de língua materna. Assim, situamos o conceito de linguagem em Bakhtin (2003). Relacionamos ainda a compreensão de Bakhtin com o ensino de Língua Portuguesa: que conceitos de Bakhtin poderiam contribuir para formar leitores e escritores?
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