O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem

  • Andréa Jane da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Formação Docente, Ensino de Português, Concepção de Linguagem.

Resumo

 Este estudo faz parte de um trabalho mais amplo, que visa compreender como se constitui a identidade do professor de Português nos vários discursos: documentos oficiais, advindos dos pesquisadores e dos envolvidos com a formação (professores formadores e alunos). Os discursos produzidos pela comunidade científica também concorrem para a construção da identidade desse profissional. O objetivo deste artigo é o de discutir sobre a problemática que cerca o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil, pois acreditamos ser fundamental para melhor entendermos os contextos formativos. Ademais, apresentamos um quadro teórico sobre nossa compreensão de linguagem, a fim de refletir melhor sobre o panorama apresentado acerca do ensino de língua materna. Assim, situamos o conceito de linguagem em Bakhtin (2003). Relacionamos ainda a compreensão de Bakhtin com o ensino de Língua Portuguesa: que conceitos de Bakhtin poderiam contribuir para formar leitores e escritores?

 

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Biografia do Autor

Andréa Jane da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (1998), mestrado em Estudos da Linguagem (2001) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Endereço eletrônico: ajanesilva@hotmail.com.

Publicado
2014-07-30
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Seção
SEÇÃO LIVRE