A casa como espaço de leitura e as maneiras de ler: desvelando as preferências de universitários de Letras e de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7081

Resumo

Este artigo visa a descrever e analisar os espaços e maneiras de ler, especialmente, os que se referem ao ato de ler no espaço da casa e as disposições físicas de leitura em ambientes privados dos estudantes ingressantes nas licenciaturas de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, resultado final de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Passo Fundo, de 2015 a 2019, que, por sua vez, foi um desdobramento de um Procad – Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional cujas universidades integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados obtidos mostraram que a leitura, quando realizada no interior da casa, permite ao leitor tomar determinadas liberdades com os textos no que se refere às disposições físicas, mas também evidenciaram que algumas maneiras de ler oriundas do Antigo Regime ainda são praticadas pelos respondentes da pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Professora Tutora On-line da Católica de Santa Catarina - Centro Universitário Católico, de Jaraguá do Sul.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

ZANATTA, D. L. A casa como espaço de leitura e as maneiras de ler: desvelando as preferências de universitários de Letras e de Pedagogia. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 118–136, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i2.7081. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/7081. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS