“Tu sabe do que eu to falando”: a variação pronominal da segunda pessoa do singular em Florianópolis, um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v13i1.5748

Palavras-chave:

Sociolinguística, pronome, variação tu/você.

Resumo

Há variação no português brasileiro no uso do pronome pessoal da segunda pessoa tu/você. Neste artigo, discute-se a relevância do fator faixa etária no uso dos pronomes pessoais tu/você em Florianópolis-SC. Tendo como por base os conceitos da Teoria da Variação de Labov (2008), a análise de duas entrevistas semiestruturadas com duas florianopolitanas procura identificar os fatores linguísticos e socias que induzem tal fenômeno linguístico. Os resultados deste estudo de caso indicam variabilidade no uso do pronome tu e você na cidade. Sendo que o pronome tu é relacionado ao vernáculo enquanto você é considerado o pronome de uso para desconhecidos ou no ambiente de trabalho, segundo as participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Zaccaron, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC). Interesses de pesquisa incluem: inglês como língua adicional, aprendizagem colaborativa, produção oral em L2, produção escrita em L2, autonomia dos estudantes e o ensino embasado em tarefas em L2.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

ZACCARON, R. “Tu sabe do que eu to falando”: a variação pronominal da segunda pessoa do singular em Florianópolis, um estudo de caso. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 145–158, 2019. DOI: 10.35499/tl.v13i1.5748. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5748. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS