A importância do Atlas linguístico do Brasil para o ensino de português
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5584Palavras-chave:
Variação linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Atlas linguísticosResumo
Este artigo trata da importância dos atlas linguísticos para o ensino, destacando a publicação do Atlas linguístico do Brasil, que objetiva oferecer subsídios para o aprimoramento do ensino/aprendizagem de língua portuguesa e para uma melhor interpretação do caráter multidialetal do Brasil, além de proporcionar aos interessados, sobretudo aos professores, nos estudos linguísticos um considerável volume de dados que permita aprofundar o conhecimento da realidade linguística do português brasileiro, refletindo sobre as variantes de que se reveste a nossa língua, bem como encontrar meios de, sem desprestigiar os seus dialetos de origem, levar os estudantes ao domínio de uma variedade tida como culta. Assim, discute-se a significativa contribuição dessa obra para o conhecimento da realidade linguística do português do Brasil, visto que o atlas pode otimizar e motivar atividades em sala de aula, podendo também ser explorado nas demais disciplinas do currículo escolar.
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