Percepção da palatalização do /S/ em coda: atitudes linguísticas de universitários

Autores

  • Josilene de Jesus Mendonça
  • Cósmia Karine Vieira Borges

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5570

Resumo

O comportamento linguístico pode ser descrito e compreendido a partir dos julgamentos que os falantes fazem sobre determinado fenômeno linguístico.O falante exerce, de forma mais ou menos consciente, avaliações positivas ou negativas em relação a fenômenos variáveis da língua, influenciando o direcionamento dos processos de variação e mudança linguísticas (LABOV, 2008). Partindo dessa premissa, objetivamos analisar a percepção e a avaliação de universitários da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, em relação à palatalização do /S/ em coda silábica. Para realizarmos este estudo, adotando uma abordagem direta, utilizamos um teste de atitudes linguísticas com perguntas relacionadas à palatalização do /S/ em coda, considerando o contexto seguinte t, com os estímulos pastacostapista, e o contexto de coda externa, com os estímulos lápisônibusdepois. A partir dospressupostos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008), aplicamos um questionário a 60 informantes. Os resultados evidenciam que os universitários apresentam avaliação neutra em relação à palatalização do /S/ em coda no contexto seguinte t. Por outro lado, a palatalização no contexto de coda externa é alvo de avaliação negativa. Esses resultados evidenciam que a percepção dos universitários em relação à palatalização é sensível ao contexto linguístico.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

MENDONÇA, J. de J.; BORGES, C. K. V. Percepção da palatalização do /S/ em coda: atitudes linguísticas de universitários. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 114–127, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5570. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5570. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL