Conhecimento (socio)linguístico, livro didático e ensino de português
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5565Resumo
Norteado por pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (BRIGHT, 1974; LABOV, 1983, 1995; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]) e da chamada Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005; VIEIRA, 2013, MARTINS; VIEIRA; TAVARES, 2014, dentre outros), este trabalho pretende examinar imprecisões conceituais e inadequações procedimentais concernentes ao tratamento da variação linguística no livro didático de português. Busca ainda fazer uma reflexão sobre os conhecimentos (socio) linguísticos necessários ao professor de língua materna para, na sua prática pedagógica, lidar com essas imprecisões/inadequações. Para tanto, toma como amostra quatro coleções de língua portuguesa do Ensino Fundamental (duas do quarto ao quinto ano e duas do sexto ao nono ano), aprovadas em diferentes anos do PNLD (Programa Nacional do Livro e do MaterialDidático), e se baseia também nos resultados de Carvalho (2012) e Carvalho e Oliveira (2016).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-09
Como Citar
CARVALHO, C. dos S. Conhecimento (socio)linguístico, livro didático e ensino de português. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 35–50, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5565. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5565. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
NÚMERO ESPECIAL
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.