O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4602Resumo
Objetiva-se, com este artigo, apresentar algumas discussões crítico-reflexivas a respeito de orientações oferecidas por documentos oficiais voltados para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio no Brasil – Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 2000); Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCEM, 2006), mais especificamente no que diz respeito ao trabalho com leitura de textos de gêneros multissemióticos/multimodais. O estudo, de caráter documental, torna-se relevante no sentido de buscar problematizar quais orientações são oferecidas por esses documentos para o trabalho de leitura, uma vez que esses, em maior ou menor grau, influenciam a elaboração de propostas curriculares educacionais nos municípios e estados brasileiros, bem como têm forte impactos na elaboração de materiais didáticos que são submetidos à avaliação do Ministério da Educação, como é o caso dos livros didáticos. Além disso, buscou-se mostrar quais concepções de língua, linguagem e texto são focalizadas por esses documentos no trato com o ensino de Língua Portuguesa. O estudo conclui que o conjunto de documentos investigados orienta, de forma geral, para um trabalho pouco sistemático em relação à leitura de textos de gêneros multissemióticos. Contido, é possível vermos algumas direcionamentos a respeito do trabalho de leitura desses gêneros no último documento publicado – OCNEM – no qual se estão presentes algumas proposições em relação ao papel da leitura desses gêneros relacionadas com práticas de diversos letramentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-19
Como Citar
GOMES, R. O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 105–129, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4602. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4602. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.