O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos

Autores

  • Rosivaldo Gomes Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i1.4602

Resumo

Objetiva-se, com este artigo, apresentar algumas discussões crítico-reflexivas a respeito de orientações oferecidas por documentos oficiais voltados para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio no Brasil – Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 2000); Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCEM, 2006), mais especificamente no que diz respeito ao trabalho com leitura de textos de gêneros multissemióticos/multimodais. O estudo, de caráter documental, torna-se relevante no sentido de buscar problematizar quais orientações são oferecidas por esses documentos para o trabalho de leitura, uma vez que esses, em maior ou menor grau, influenciam a elaboração de propostas curriculares educacionais nos municípios e estados brasileiros, bem como têm forte impactos na elaboração de materiais didáticos que são submetidos à avaliação do Ministério da Educação, como é o caso dos livros didáticos. Além disso, buscou-se mostrar quais concepções de língua, linguagem e texto são focalizadas por esses documentos no trato com o ensino de Língua Portuguesa. O estudo conclui que o conjunto de documentos investigados orienta, de forma geral, para um trabalho pouco sistemático em relação à leitura de textos de gêneros multissemióticos. Contido, é possível vermos algumas direcionamentos a respeito do trabalho de leitura desses gêneros no último documento publicado – OCNEM – no qual se estão presentes algumas proposições em relação ao papel da leitura desses gêneros relacionadas com práticas de diversos letramentos.

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Pós-doutorando pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores. Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens, Educação Linguística e tecnologia. Especialista em Linguística Aplicada, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. Professor Adjunto I de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

GOMES, R. O espaço da leitura de gêneros multissemióticos em documentos oficiais do ensino médio: alguns apontamentos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 105–129, 2018. DOI: 10.35499/tl.v12i1.4602. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4602. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS