O trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo, Trabalho docente, Mediação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisitar as bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de compreender como se constitui o trabalho do professor e as diferentes situações que envolvem esse trabalho. Para tanto, partimos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Ergonomia da Atividade Educacional, da Clínica da Atividade e do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontaram que o trabalho é uma atividade constituída por contexto específico complexo e abrangente; para a execução o professor segue regras do ofício e prescrições; faz uso de condutas verbais e não verbais. É atividade que exige preparação, avaliação e utilização de instrumentos materiais e simbólicos para pôr em prática os gêneros da atividade, os gestos fundadores da profissão e os específicos, visto que essa atividade é um instrumento de mediação entre os conteúdos escolares e os alunos.

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Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em estudos da linguagem
Publicado
2018-07-19
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Seção
ARTIGOS