Mídias Sociais como operacionalizadores pedagógicos

entre as armadilhas e as funcionalidades da multimodalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21921

Resumo

Entre benefícios e malefícios, o surgimento das redes sociais, sem dúvidas, revolucionou as relações comunicativas deste tempo, propiciando a intersecção entre texto, imagem, áudio e vídeo em um processo comunicativo multimodal. Nesse cenário, considerando o contexto educacional, a fragmentação e a velocidade com que as informações são consumidas geram impactos significativos à capacidade de leitura, escrita e compreensão de mensagens entre as novas gerações. O objetivo deste artigo é analisar como as redes sociais enquanto operacionalizadores pedagógicos têm impactado as habilidades de interpretação de textos – dos mais simples aos mais complexos – dentro do espaço escolar. Para tanto, verificou-se na literatura recente – entre livros e artigos – quais são as principais funcionalidades pedagógicas dos multimodais e os desafios a serem enfrentados por educadores e educandos. Como resultado, foram encontradas literaturas que, já no início deste século, assinalavam para os perigos do uso exagerado e sem supervisão das mídias sociais – sobrecarga cognitiva, superficialização de conteúdos, distração, falta de foco, fadiga digital; outras também pontuam que a amplificação e a potencialização de competências linguísticas são factíveis, para além do protagonismo e da autonomia. Conclui-se que, para combater a superficialização informacional e conferir funcionalidade pedagógica eficaz às plataformas digitais, é imprescindível que elas sejam assessoradas continuamente por uma diligente curadoria informacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layara Karuenny Oliveira Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Estudos de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora e Coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesado Estado de Pernambuco; Afrânio-PE.

Lisandra Amparo Ribeiro Pimentel, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora de Língua Portuguesa do Estado da Bahia; Salvador-BA.

Referências

BATEMAN, J. A.; WILDFEUER, J. A Multimodal Discourse Theory of Visual Narrative. Journal of Pragmatics, n. 74, p.180-208, 2014.

CARR, N. Superficiais: o que a internet está fazendo com nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CORNELLA, A. Cómo darse de baja y evitar la infoxicación en Internet. Extra!-Net. Revista de Infonomía, 1996.

DAWKINS, R. O gene egoísta. Oxford University Press, 1976.

EVANGELISTA, R. Infodemia e desinformação: ciência e ética na sociedade do espetáculo. São Paulo: Editora UNESP, 2022.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JEWITT, C. Multimodal methods for researching digital technologies. In: PRICE, S; JEWITT, C.; BARRY, B. (orgs.). The SAGE handbook of digital technology research. SAGE: Los Angeles, 2013.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KRESS, G. Literacy in the new media age. London, New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London, New York: Arnold; Oxford University Press, 2001.

KURITA, S. Desenvolvimento de Emojis. NJTT DoCoMo, 1999.

LANKSHEAR, C. KNOBEL, M. New Literacies: every practices and classroom learning. 2. ed. Maidenhead: Open University Press, 2008.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.8. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020. (Coleção cibercultura)

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora, 1999.

LORENZO, E. W. C. M. A utilização das redes sociais na Educação: importância, recursos, aplicabilidade e dificuldades. Rio de Janeiro: Editora Clube de Autores, 2013.

McCULLOCH, G. Por causa da Internet: entendendo as Novas Regras da linguagem. São Paulo: editora Seoman, 2019.

MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. In: MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2014.

PINTO, L. F. C.; PEREIRA, P. V. S. O uso das redes sociais como ferramenta pedagógica interdisciplinar para a educação ambiental. In: MATTOS, F.; COSTA, C. S. (org.). Tecnologia na sala de aula em relatos de professores. Curitiba: CRV, 2016

PORTO, C.; SANTOS, E. Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, L. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção comunicação).

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2014.

SAX, D. A vingança dos analógicos: coisas reais e por que elas importam. São Paulo: Editora Intrínseca, 2016.

SOUZA, M. R. De; CAMPOS, L. M. S. Estudo das competências leitoras no ambiente digital: a formação de leitores críticos no ensino superior. Revista FSA, v.11, n. 3, p. 77-92, 2014.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: Autêntica, 2005.

VAN DIJCK, J. A Cultura da Conectividade: uma história crítica das redes sociais. São Paulo: EDUSP, 2013.

WOLF, M. A mente no mundo digital: os efeitos da internet sobre nosso cérebro. São Paulo: Contexto, 2019.

ZUBOFF, S. A Era do Capitalismo de Vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

LIMA, L. K. O. S.; PIMENTEL, L. A. R. Mídias Sociais como operacionalizadores pedagógicos: entre as armadilhas e as funcionalidades da multimodalidade . Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 97–112, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21921. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21921. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO