BNCC e o ensino de Português:

uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19967

Palavras-chave:

BNCC, Currículos, Ensino de língua, Linguagem

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que considerava político o ato de educar (FREIRE, 1980; 1983; 1989; 1996). É com base nesta perspectiva que a BNCC será abordada, mas sob o aporte teórico da análise pragmática do discurso, tributária da análise discursivo-desconstrutiva (cf. ARAÚJO, 2020).

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Biografia do Autor

Alex Pereira de Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB (com bolsa nacional da CAPES e bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES na Paris 3), é Mestre em Letras: Linguagens e Representações pelo PPGL da UESC (2009-2011), com graduação em Letras Modernas: Português/Francês (1995-2000) pela UESC, tendo Participado dos programas do Ministério das Relações Exteriores da França (Ministère des Affaires Étrangères): Connaissance de la France em 2000 e do Profs en France (2007) no CAVILAM de Vichy (Universidade Blaise Pascal). Atualmente, participa do grupo de pesquisa GELPOC (Grupo de Pesquisas em Linguagem, Poder e Contemporaneidade), liderado pelo professor Doutor Alexandre Fernandes do IFBA (Campus Porto Seguro) e é membro do Movimento Negro Unificado de Itabuna-BA.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

ARAÚJO, A. P. de. BNCC e o ensino de Português:: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 11–28, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19967. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19967. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO