No meio do caminho tinha uma pandemia:

(re) configurações do estágio supervisionado no curso de Letras – Português do IFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19373

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação docente, ; Licenciatura em Letras Português; , Ensino remoto

Resumo

Este artigo buscou responder o seguinte questionamento: que configurações o Estágio Supervisionado na Licenciatura de Letras – Português, na modalidade à distância, do IFPB, sofreu em virtude do contexto pandêmico? Para tanto, identificou e analisou as (re) configurações ocorridas no Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras – Português durante as atividades de Ensino não Presenciais (AENPs) no período pandêmico. Nossas discussões teóricas abordam o Estágio Supervisionado enquanto contexto de formação docente e no IFPB. Metodologicamente, esta é uma pesquisa que está inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006, 2015), de abordagem qualitativa (Oliveira, 2007; Ludke, André, 1986) e de cunho autoetnográfico (Ellis; Adam, Bochner, 2011; Ono, 2018; Magalhães, 2018). A análise dos dados revelou reconfigurações institucionais decorrentes de decretos e resoluções em nível nacional e local, assim como reconfigurações pedagógicas feitas pelos docentes para alinhar a dimensão teórico-prática com as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPC) e as diferentes realidades dos alunos.

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Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação e Licenciado em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e licenciado em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É membro do Grupo de Pesquisa InviTe - Intercâmbio Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (UNESP/CNPQ) e do "O círculo de Bakhtin em diálogo" (UEPB/CNPQ), na linha "Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais; Telecolaboração e Teletandem; Interculturalidade e decolonialidade. 

Neilson Alves de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB. Mestre em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras (Licenciatura - Português e Inglês) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua no Curso de Licenciatura em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa, do IFPB, desde o ano de 2012. Ministra as disciplinas de Pragmática e Orientação de Estágio Supervisionado III e Orientação de Estágio Supervisionado IV. Atua como orientador de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Letras. Também orienta trabalhos de conclusão de curso na licenciatura em Letras do IFPB. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Letramentos, Oralidade e Gêneros Textuais (NELOG). Atuou como Coordenador Institucional do PIBID no IFPB no período de maio de 2016 a fevereiro de 2020. Tem experiência como coordenador do Curso de Letras do IFPB, no período de 2014 a 2017. Tem interesse pelos estudos sobre oralidade e multiletramentos, pelo estudo dos gêneros textuais e pela Aquisição da Linguagem.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

SILVA, R. C. de A.; MEDEIROS, N. A. de. No meio do caminho tinha uma pandemia:: (re) configurações do estágio supervisionado no curso de Letras – Português do IFPB. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 210–227, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19373. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19373. Acesso em: 16 jul. 2024.

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ARTIGOS