No meio do caminho tinha uma pandemia:

(re) configurações do estágio supervisionado no curso de Letras – Português do IFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.19373

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação docente, ; Licenciatura em Letras Português; , Ensino remoto

Resumo

Este artigo buscou responder o seguinte questionamento: que configurações o Estágio Supervisionado na Licenciatura de Letras – Português, na modalidade à distância, do IFPB, sofreu em virtude do contexto pandêmico? Para tanto, identificou e analisou as (re) configurações ocorridas no Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras – Português durante as atividades de Ensino não Presenciais (AENPs) no período pandêmico. Nossas discussões teóricas abordam o Estágio Supervisionado enquanto contexto de formação docente e no IFPB. Metodologicamente, esta é uma pesquisa que está inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006, 2015), de abordagem qualitativa (Oliveira, 2007; Ludke, André, 1986) e de cunho autoetnográfico (Ellis; Adam, Bochner, 2011; Ono, 2018; Magalhães, 2018). A análise dos dados revelou reconfigurações institucionais decorrentes de decretos e resoluções em nível nacional e local, assim como reconfigurações pedagógicas feitas pelos docentes para alinhar a dimensão teórico-prática com as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPC) e as diferentes realidades dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação e Licenciado em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e licenciado em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). É membro do Grupo de Pesquisa InviTe - Intercâmbio Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos (UNESP/CNPQ) e do "O círculo de Bakhtin em diálogo" (UEPB/CNPQ), na linha "Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN). Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais; Telecolaboração e Teletandem; Interculturalidade e decolonialidade. 

Neilson Alves de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB. Mestre em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras (Licenciatura - Português e Inglês) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua no Curso de Licenciatura em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa, do IFPB, desde o ano de 2012. Ministra as disciplinas de Pragmática e Orientação de Estágio Supervisionado III e Orientação de Estágio Supervisionado IV. Atua como orientador de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Letras. Também orienta trabalhos de conclusão de curso na licenciatura em Letras do IFPB. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Letramentos, Oralidade e Gêneros Textuais (NELOG). Atuou como Coordenador Institucional do PIBID no IFPB no período de maio de 2016 a fevereiro de 2020. Tem experiência como coordenador do Curso de Letras do IFPB, no período de 2014 a 2017. Tem interesse pelos estudos sobre oralidade e multiletramentos, pelo estudo dos gêneros textuais e pela Aquisição da Linguagem.

Referências

AGUIAR, L.; NOGUEIRA PANIAGO, R.; RIBEIRO CUNHA, F. S. Os impactos do coronavírus no saber fazer docente dos professores do ensino médio integrall. Itinerarius Reflectionis, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65352. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65352. Acesso em: 21 maio. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP N. 01, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, Diário Oficial da União, Seção 1, p. 31, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP N. 02, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 9, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.

BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 7 ago. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº

394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação

Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24 Acesso em: 7 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996a, p. 27.833.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 934, de 1º de abril de 2020 . Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349. Acesso em: 15 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto

durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus–Covid-19. Disponível em: http://

www.in.gov.br/en/web/dou/-/Portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

Acesso em: 12 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 345, de 19 de março de 2020.

Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://www.

in.gov.br/en/web/dou/-/Portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422. Acesso

em: 12 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/Portaria-n-473-de-12-de-maio- -de-2020-256531507. Acesso em: 12 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus–Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/Portaria-n-544-de- -16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 12 ago. 2022.

CARVALHO, A. G. L. S.; SOUZA, A. C. P. Reflexões sociais sobre os desafios das Instituições de Ensino Superior no contexto pandêmico. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, Online. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2020. Disponível em: https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjQxMDgiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiY2ZjOTIxM2NkNmE0NGZkOGI1NWNjZDM2ZmE3NzFhZmMiO30%3D. Acessado em: 12 ago. 2022.

CASTILHO, M. L.; SILVA, C. N. N. da. A COVID-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 18 - 34, 2020. DOI: 10.36732/riep.v2i3.60. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41. Acesso em: 12 ago. 2022.

ELLIS, C.; ADAMS, T. E.; BOCHNER, A. P. Autoethnography: An Overview. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1589. Acesso em: 10 ago. 2022.

FREIRE, M. M. O estágio de observação e a formação docente sob a perspectiva da complexidade. In: SILVA, K. A. et. al. A formação de professores de línguas: Novos olhares –Volume I. Campinas-SP: Pontes Editores, 2011, p. 265-284.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa na modalidade a Distância. João Pessoa, 2017a. Disponível em: https://ava2021.ead.ifpb.edu.br/pluginfile.php/51738/mod_folder/content/0/Orienta%C3%A7%C3%B5es%20da%20Coordena%C3%A7%C3%A3o/Matriz%20Curricular%20Letras_2017.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 8 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. Resolução ad referendum N° 14, de 30 de maio de 2017. Dispõe sobre o Regulamento de Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. João Pessoa, 2017b. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/43/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O_AD_REFERENDUM_N_14-2017.pdf . Acesso em: 8 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. Resolução AR 13/2020 -CONSUPER/REITORIA/IFPB, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre as ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-13. Acesso em 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. Resolução AR 18/2020 - CONSUPER/REITORIA/IFPB, de 6 de abril de 2020. Dispõe sobre prorrogação o prazo das ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-18/view. Acesso em: 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. RESOLUÇÃO AR 20/2020 - CONSUPER/REITORIA/IFPB, de 27 de abril de 2020. Dispõe sobre nova prorrogação do prazo das ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-ar-20-2020-prorrogacao-do-prazo-das-atividades-escolares.pdf. Acesso em: 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. RESOLUÇÃO AR 24/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, de 25 de maio de 2020. Dispõe sobre prorrogação o prazo das ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação do Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-24. Acesso em: 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. RESOLUÇÃO 29/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB. Estabelece os procedimentos para desenvolvimento e registro de Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs), durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFPB, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19, [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-pelo-colegiado/resolucao-no-29. Acesso em 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. RESOLUÇÃO AR 29/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre nova prorrogação do prazo das ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-29. Acesso em: 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. RESOLUÇÃO AR 31/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, de 31 de julho de 2020. Dispõe sobre nova prorrogação do prazo das ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-31. Acesso em: 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Conselho Superior. RESOLUÇÃO AR 35/2020 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, de 28 de agosto de 2020. Dispõe sobre nova prorrogação do prazo das ações no que concerne às medidas de proteção à saúde das pessoas e para o enfrentamento da disseminação Coronavírus (COVID-19), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/ano-2020/aprovadas-ad-referendum/resolucao-no-35. Acesso em: 11 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de Ensino. INSTRUÇÃO NORMATIVA 1/2020 - PRE/REITORIA/IFPB, de 13 de outubro de 2020. Dispõe sobre a oferta de estágio (em período da pandemia do Coronavírus (COVID-19)), [2020]. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/documentos-normativos/instrucao-normativa-1-2020-pre-reitoria-ifpb-de-13-de-outubro-de-2020.pdf. Acesso em 11 ago. 2022.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, C. E. A. de. Autoetnografia em contexto pedagógico: entrevista e reunião como lócus de investigação. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v. 22, nº 1, 2018, p. 16-33. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2018/08/Artigo_1_Veredas2018_1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

MOITA LOPES, L. P. da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, L. P. da. Entrevista – Linguística Aplicada Indisciplinar. Grau Zero — Revista de Crítica Cultural, v. 3, n. 2, 2015.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10642/1/Doc.UFG_Onlife.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes: Petrópolis, 2007.

ONO, F. T. P. Possíveis contribuições da autoetnografia para investigações na área de formação de professores e formação de formadores. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v. 22, nº 1, 2018, p. 51-62. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2018/08/Artigo_3_Veredas2018_1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58–73, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/83. Acesso em: 28 jul. 2022.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 14 jul. 2022.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, E.; LIMA, I. DE S.; SOUSA, N. J. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1632-1648, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9178. Acesso em 11 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

SILVA, R. C. de A.; MEDEIROS, N. A. de. No meio do caminho tinha uma pandemia:: (re) configurações do estágio supervisionado no curso de Letras – Português do IFPB. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 210–227, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.19373. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/19373. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS