"Quarto escuro"

representações sociais sobre currículo (re)produzidas por professores de língua portuguesa na educação básica durante a implementação do ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18958

Palavras-chave:

Pandemia covid-19, Esnsino remoto emergencial, Currículo, Professores

Resumo

Este artigo objetiva analisar representações sociais (re)produzidas por professores de língua portuguesa, atuantes na Educação Básica, no contexto de implementação do Ensino Remoto Emergencial. E, em função desse objetivo, especificamente objetivamos: i) identificar  representações sociais (re)produzidas por professores de língua portuguesa, na Educação Básica, no contexto de implementação do Ensino Remoto Emergencial; ii) caracterizar o processo de constituição representacional das representações sociais identificadas. Como fundamentos teóricos, partimos de trabalhos sobre representações sociais e currículo, a exemplo de Moscovici (2007), Jodelet (2001), Pedra (1997), Silva (2001), dentre outros estudiosos. Metodologicamente, este estudo segue o desenho de pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, através da técnica de Grupo de Reflexão para geração de dados. Para esta amostragem, selecionamos os dados de 2 professores de língua portuguesa, que colaboraram com as reflexões sobre a temática currículo. Conforme análise de dados, identificamos que, subjacente às percepções desses colaboradores, há uma representação social (re)produzida sobre um (não)currículo durante o contexto focalizado. O processo de ancoragem e objetivação dessa representação social pode ser viabilizado através da figura do “Quarto Escuro”, evocada por um dos colaboradores, a qual sistematiza o contexto de sobreposição de atividades e ausência de documentos curriculares vivenciado pela classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Ferreira Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), atuando como docente na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

ARRUDA, Eucidio P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BIRMAN, Joel. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.

BLIN, J-F. Représentations, pratiques et identités profissionelles. Paris: L’Harmattan, 1997.

DIAS-TRINDADE, Sara; CORREIA, Joana Duarte; HENRIQUES, Susana. O ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Rev. Tempos Espaços Educ., v. 13, n. 32, jan./dez., 2020.

GILLY, Michel. As representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, Denise (ed.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p. 321-337.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (ed.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p. 17-44.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.

MACEDO, Roberto S. Currículo – campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARCUSCHI, Luiz A. Análise da conversação. São Paulo: Editora Ática, 1991.

MARQUES, Rita de Cassia; SILVEIRA, Anny Jackeline Torres; PIMENTA, Denise Nacif. A pandemia de covid-19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. In: REIS, Tiago Siqueira et al. (org.). Coleção história do tempo presente: volume III. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020. p. 225-249.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola, 2006.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2016.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folha Informativa sobre COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 16 out. 2023.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 16 out. 2023.

PARAÍSO, Marlucy A. (org.). Pesquisas sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010.

PEDRA, José Alberto. Currículo, Conhecimentos e Suas Representações. São Paulo: Papirus, 1997.

SÁ, Celso P. de. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary J. (org.). O conhecimento no cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 19-57.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2010.

SILVA, Maria da Conceição Valença da. Docência na educação superior nas representações sociais de professores de instituições pública e privada: interfaces com sentimentos de identidade profissional e com profissionalidade docente. Curitiba: CRV, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOUSA, Raimundo; SILVA, Crismayklayta S. da. Novo coronavírus: implicações nos aspectos socioeconômicos, político e educacional. In. SOUSA, Raimundo; QUEIROZ, Luiz M. G. (org.). Educação pública na pandemia do coronavírus. Curitiba: CRV, 2020. p. 17-37.

TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Disponível em: https://tomazinho.com.br/ensinoremoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-sereinventar/. Acesso em: 18 dez. 2020.

WAGNER, Wolfgang. Sócio-gênese e característica das Representações Sociais. In: MOREIRA, Antonia S. P.; OLIVEIRA, Denize C. de. (Org.). Estudos interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998. p. 3-25.

XIAO, Chunchen; LI, Yi. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china. Acesso em: 09 out. 2023.

ZIMERMAN, D. A minha prática com grupos de reflexão. In: OLIVEIRA Jr, J. F. Grupo de reflexão no Brasil: grupos e educação, Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002. p. 63-78.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

PEREIRA, P. R. F.; DE ARAÚJO, D. L. "Quarto escuro": representações sociais sobre currículo (re)produzidas por professores de língua portuguesa na educação básica durante a implementação do ensino remoto emergencial. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 29–43, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18958. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18958. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO