"Quarto escuro"

representações sociais sobre currículo (re)produzidas por professores de língua portuguesa na educação básica durante a implementação do ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18958

Palavras-chave:

Pandemia covid-19, Esnsino remoto emergencial, Currículo, Professores

Resumo

Este artigo objetiva analisar representações sociais (re)produzidas por professores de língua portuguesa, atuantes na Educação Básica, no contexto de implementação do Ensino Remoto Emergencial. E, em função desse objetivo, especificamente objetivamos: i) identificar  representações sociais (re)produzidas por professores de língua portuguesa, na Educação Básica, no contexto de implementação do Ensino Remoto Emergencial; ii) caracterizar o processo de constituição representacional das representações sociais identificadas. Como fundamentos teóricos, partimos de trabalhos sobre representações sociais e currículo, a exemplo de Moscovici (2007), Jodelet (2001), Pedra (1997), Silva (2001), dentre outros estudiosos. Metodologicamente, este estudo segue o desenho de pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, através da técnica de Grupo de Reflexão para geração de dados. Para esta amostragem, selecionamos os dados de 2 professores de língua portuguesa, que colaboraram com as reflexões sobre a temática currículo. Conforme análise de dados, identificamos que, subjacente às percepções desses colaboradores, há uma representação social (re)produzida sobre um (não)currículo durante o contexto focalizado. O processo de ancoragem e objetivação dessa representação social pode ser viabilizado através da figura do “Quarto Escuro”, evocada por um dos colaboradores, a qual sistematiza o contexto de sobreposição de atividades e ausência de documentos curriculares vivenciado pela classe.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo Ferreira Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), atuando como docente na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

PEREIRA, P. R. F.; DE ARAÚJO, D. L. "Quarto escuro": representações sociais sobre currículo (re)produzidas por professores de língua portuguesa na educação básica durante a implementação do ensino remoto emergencial. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 29–43, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18958. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18958. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO