Multimodalidade e aquisição de L2
gestos na interação mãe mentora-criança em atividade de uma escola bilíngue na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18949Palavras-chave:
Multimodalidade, Gestos, Aquisição de L2, Bilinguismo, PandemiaResumo
Este artigo versa sobre os gestos na aquisição do inglês como segunda língua (L2) em contexto interativo entre mãe e criança bilíngues durante a realização de uma atividade escolar na pandemia da COVID-19. Propõe-se analisar a produção gestual no uso da língua inglesa por uma criança durante a realização de atividade escolar em contexto da pandemia da COVID-19, sob a mentoria de sua mãe e os impactos deste contexto na aquisição e desenvolvimento do inglês como L2. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva multimodal, na qual gesto e produção vocal integram a mesma matriz linguístico-cognitiva e nos estudos sobre bilinguismo. A metodologia de abordagem qualitativa transversal compreendeu um estudo de caso, do qual participou uma criança bilíngue de 5 anos e sua mãe, mediadora das atividades escolares, videografadas, na pandemia da COVID 19. Os resultados indicaram a produção de gestos dêiticos, icônicos e emblemáticos, que tiveram papéis de organizadores linguísticos. Os achados evidenciaram o funcionamento multimodal da linguagem na aquisição de L2 em cenário pandêmico. A mãe teve seu papel ressignificado ao reinventar-se como mentora da filha na mediação da relação escola bilíngue-aluna, durante realização de atividade escolar no período da pandemia da COVID-19.
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